quinta-feira, 28 de junho de 2012

DECIFRANDO O EMPREGUÊS

                              
As ajudantes do lar são mestras em inventar palavras ou frases ou provérbios ou ditados. Eu presto atenção, mas nem sempre consigo lembrar tudo o que elas já me disseram. Estas foram demais e eu tenho que lhes contar.
Certo dia, estávamos montando um gazebo no jardim. Aí, veio a sugestão: - D. Meíta, por que a senhora não faz um crioque aqui? Assim, a gente num precisa ficar neste monta, desmonta! Manda fazer de madeira e passa vernil nas tauba. Vai ficar uma beleza! Se vai...
Noutro dia pedi a ela que desse uma ajeitada nas gavetas de roupas e ela vem com esta pérola: - Nossa, a senhora precisa ver o tanto de maletão que seu filho tem... Tem uns muito pititinho, outros grande. Uai, que será que ele vai fazer com isso tudo? Tem maletão que nem serve mais pra ele. Posso guardar naquele caixote de pau?
Custei a descobrir o que era o tal maletão e o caixote de pau!!!
Tem coisas que a gente vai comprando e quando percebe acumulou várias peças, uma de cada tamanho. Eu disse para a mesma empregada: - Preciso comprar outra caixa térmica que a azul está vazando... E ela, mais do que depressa: - Precisa não D. Meíta. Lá embaixo tá cheinho de caixa de vapor. É só lavar com brombil que fica novinha de novo... E emendou: - Aqueles garrafinhas de long net é pra guardar?
Eu quase respondi: - Guarda sim! Perto da televisão de plaza!!!
Ela chega atrasada e vai logo se desculpando: - Ih... Lá em casa hoje tava um Deus nos acorda... O minino num queria ir pra escola, mas eu falei pra ele - pode tirá teu cavalinho da sombra, que ocê vai memo! eu te dou tudo, ce tem a faca e o peixe na mão e fica nesta moleza! Num é o jeca tatu ninhum... Olha, D. Meita, eu tô desacorçoada com este minino!
Em seguida, sai com esta: - A senhora conhece a Isabel? Eu respondi que não e ela insistiu: - Conhece sim! Ela é irmã da Marisa, casada com o Joaquim. Aquele que vende frango caipira. Eu que não conheço nenhum dos três e não quero esticar o assunto, rebato: - Ah, sei...
- Então, a senhora acredita que ela apareceu com uma dor na barriga e não sabia se era no estambo, no figo. Só sei que era dentro da barriga... Aí, ela foi por Pronto Socorro e tava lotadinho (como se isto fosse uma surpresa!). Mas, ela tava com tanta dor que o médico passô ela na frente de todo mundo e falô que ela tinha que ficá em conservação até descobrir o que era.

E depois de tantas novidades linguísticas eu pensei: - E não é que eu entendi tudo!  Esta é a minha ajudante mais querida!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário