terça-feira, 26 de junho de 2012

ETIQUETA E AS REDES SOCIAIS

As redes sociais online tem se tornado muito importantes na sociedade moderna. Caracterizam-se pelo compartilhamento de informações, conhecimentos e interesses e são hoje espaços públicos sociais e como tais também precisam de algumas regrinhas de boa convivência. Às vezes me espanto com o que vejo postado por aqui, tudo sem nenhum filtro. Imagens horríveis (pra quê?), palavreado chucro (mostra a educação de quem posta), agressões gratuitas... e por aí vai. As dicas a seguir poderão esclarecer melhor o comportamento frente às redes sociais. 
1. A foto do perfil: Cuidado! Escolha uma boa foto para que as pessoas possam realmente identificá-lo(a). Nada de pose sexy, figurinhas, bichinhos, outras imagens (eu já fiz isto!) ou imagens suas desfocadas. Afinal, estamos falando de foto de perfil e a etiqueta sugere que você "mostre a sua cara".
2. Sou um idiota? Se acha que vai postar algo idiota, pare e não poste. "As outras pessoas podem não saber que você é um idiota. Mas se você postar algo assim, elas não terão mais dúvidas". (Kawazaki) 
3. O que vai, volta: Siga no mundo online a mesma máxima que certamente você usa na sua vida diária: aja com os outros da mesma forma como gostaria que as pessoas agissem com você.
4. Ponto de vista: Defenda seus pontos de vista, sem agressividade. Rede social não é lugar de xingatório e nem de lavar roupa suja. Com a aproximação da eleições não faça da rede social um campo de guerra. Nem todos se interessam pelo assunto.
5. Recadinhos pessoais: Além dos recadinhos, apelidos íntimos, linguagem gut-gut, tem aquelas indiretas públicas das briguinhas pessoais. Não se exponha tanto! Poderá se arrepender mais tarde...
6. Cuidado com o Caps Lock: Assim como nos e-mails, digitar somente com MAIÚSCULAS indica que você está gritando. Ninguém merece! 
7. Ego e narcisismo: Cuidado! Nem todos se interessam por suas frivolidades ou exaltações a si mesmo. Para cada post sobre você, poste 10 sobre outros assuntos. 
8. Qualidade das informações: Conquiste seus contatos dando qualidade ao que posta. Muito recadinho, piadinhas, mensagem, orações, pensamentos, reflexões e etc etc afastam seus contatos. Selecione o que vai postar! 
9. Pense duas vezes antes de enviar: A palavra emitida é uma flecha desferida: não pode ser revertida. Mesmo que você remova o post, alguém já leu e a meleca já está feita. 
10. Seja livre e responsável: A internet proporciona um certo "anonimato" ou liberdade para as pessoas, o que as motiva a postar o que lhes vem à cabeça, sem pensar nas consequências. Esteja consciente de que que toda causa gera um efeito, portanto assuma as responsabilidades pelas suas atitudes online.
Por hoje é só, refletindo nos pecadinhos que já cometi por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário