quinta-feira, 14 de junho de 2012

BRIGANDO COM A BALANÇA

Pare de brigar com a balança e emagreça de verdade

Minha briga com a balança vem de muitos anos. E é um tal de engorda e emagrece sem fim. Sei que como eu tem muita gente e é duro, viu? Muito mais pelas cobranças externas... Assim, depois de cada efeito sanfona vejo que preciso recomeçar. Sei de "cor e salteado" a fórmula: comida + sedentarismo = ganho de peso. E sei também que para emagrecer tenho que fazer escolhas: cardápio adequado + exercício físico = perda de peso. 
Andei pesquisando umas coisinhas e achei interessante dividir com vocês:
Mitos e verdades
1. Dormir depois de comer engorda!
Mito: Está comprovado que um repouso de 20 min, após as refeições, ajuda na absorção dos nutrientes. O que engorda não é dormir e sim, comer em excesso!
2. Tomar cerveja dá barriga!
Verdade: Cerveja em excesso dilata o estômago e facilita o aparecimento da temida barriga.
3. Pessoas que nascem com tendência para engordar jamais serão magras!
Mito: Quem tem uma alimentação e um estilo de vida saudáveis pode, sim, ter um corpo esguio e manter o peso correto.
4. Chá verde emagrece!
Verdade: O chá auxilia no incremento do metabolismo facilitando a queima de alguns quilinhos.
5. Beber água durante as refeições engorda!
Mito: Não engorda, pois água não tem calorias.
6. Um copo de água gelada, em jejum, emagrece!
Verdade: Não só em jejum. a água gelada queima calorias, pois para o controle da termogênese. o corpo precisa elevar a temperatura da água até 36,7 ° e, para isso, ele gasta uma boa quantidade de calorias.

Dicas para não engordar
1. Não tenha guloseimas em casa, NENHUMA!!!
2. Não coma se estiver entediado. Ligue para alguém, vá dar uma volta, mas não coma.
3. Coma mais vezes. Períodos longos sem comer são prejudiciais.
4. Não coma por compulsão. Pense: por que estou comendo? estou mesmo com fome?
5. Diminua sua porção de comida e não repita os pratos. Se puder, coma em prato de sobremesa.
6. Não ceda às pressões para se alimentar - coma só um pouquinho... só hoje... hoje é final de semana...
7. Crie o hábito de se pesar, semanalmente. Sempre no mesmo dia e horário.
8. Nada de bebidas alcóolicas enquanto quiser emagrecer. Nem um copinho de cerveja, viu?
9. Mexa-se! Caminhada emagrece e não custa $ nada...
10. Estômago não tem dente! Mastigue bem, coma devagar e sinta, ao máximo, a qualidade dos alimentos: olfato, paladar e aspecto.
11. Consuma mais frutas e verduras!
12. Tome bastante água!
13. Use menos o carro! Se for inevitável usá-lo, pare mais longe do lugar onde for.
14. Levante-se da mesa logo após as refeições para não cair na tentação de comer mais.
15. Cuidado com as festas, happy hours, churrasquinhos de final de semana, almoços em família. Tudo isto é um perigo.

Ansiedade X Obesidade
Ansiedade é uma condição psicológica em que o indivíduo se encontra num estado de apreensão desagradável, resultando numa preocupação excessiva muito maior do que a exigida por determinada situação. Os ansiosos tendem a ser impulsivos e ter certa urgência em resolver problemas e as mulheres são muito mais ansiosas do que os homens.
A ansiedade interfere na ação do cortisol hormônio que influencia o aumento da pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e a retenção de líquidos.
Para os ansiosos, comer é uma forma de se acalmar. Uma beliscadinha aqui, um chocolate ali, um pratão de comida e o aumento de peso inevitável. E os ataques de gula sempre acontecem quando você está na expectativa de algo, ou um fato inesperado ocorre ou quando está chateado.
Pessoas ansiosas engordam com facilidade e custam mais a emagrecer. Sei bem o que é isto. Algumas atitudes ajudam a diminuir a ansiedade. Vamos lá:
1. O evento ameaçador vai realmente acontecer? 
2. Eu posso  realmente solucionar o que está me preocupando?
3. Meu pensamento é positivo ou acho que nada vai dar certo?
4. Procuro relaxar (de verdade e mesmo achando difícil) quando estou preocupado(a)?
5. Tenho um hobby?
6. Estou dormindo bem?
7. Reservo um tempo do dia só para mim?
8. Tenho saído da rotina?
9. Estou cuidando da minha aparência?
10. EU ME AMO???
Se a briga com a balança estiver muito feia, pare e pense: está valendo a pena???

Nenhum comentário:

Postar um comentário