terça-feira, 12 de junho de 2012

RECEITINHAS DE PATÊS

Eu adoro um patezinho e algumas receitas são a minha especialidade. Todas muito fáceis, testadas e aprovadas. Tenho vários potinhos de vidro e gosto de servir neles. Ponho uma folhinha de salsa ou hortelã, uma cereja ou azeitona para enfeitar e sirvo sempre com torradinhas, pão suiço ou francês e até mesmo com as bolachinhas salgadas de pacote. Aquelas bem comuns... E fica bom, viu?
Patê de alho
1 copo de leite gelado
1 dente de alho (pequeno)
Sal a gosto
Óleo de soja
Como fazer
Bater os 3 primeiros ingredientes no liquidificador e ir colocando o óleo, aos poucos, sem desligar o liquidificador, até tomar a consistência de maionese.  
Patê de damasco com hortelã
150g de cream cheese;
2 colheres de sopa de folha de hortelã picada com as mãos e não com a faca.
2 colheres de sopa de damasco seco cozido.
Como fazer
Picar 5 damascos, colocar numa panela pequena, cobrir com água e levar ao fogo. Quando a água ferver, abaixar o fogo e deixar cozinhar até quase secar a água, quando será hora de repetir o processo mais duas vezes (cobrir com água e cozinhar...). Reservar os damascos já cozidos.
Bater no liquidificador, mixer ou processador o cream cheese, a hortelã e duas colheres de sopa de damascos. Colocar numa embalagem com tampa e deixar gelar. 
Patê de gorgonzola
150 gramas de queijo gorgonzola
100 gramas de ricota
1/2 caixinha de creme de leite
150 gramas de maionese
Sal - se achar necessário

Bata tudo no liquidificador ou processador até ficar bem cremoso. 

Dica: Costumo separar um pedacinho do gorgonzola para picar e misturar no patê. Gosto também de colocar pôr cima do patê, uma colher de nozes trituradas. Fica muito bom!!! 
Bom apetite e com este friozinho, um vinho vai bem!!!