terça-feira, 14 de janeiro de 2014

DICA ÚTIL - DESENCARDIR ROUPA BRANCA

 Desencardir roupas brancas
Roupa branca encardida é de amargar... Tem um jeitinho de prevenir. Mas, requer paciência. Todas as vezes que for lavar uma peça branca, faça uma pré-lavagem  com esta solução: 
Máquinas de 5 a 8 k
3 colheres de sabão de côco, 1 copo americano de álcool e 2 colheres de bicarbonato de sódio
Máquinas de 9 a 11 k
5 colheres de sabão de côco, 2 copos americanos de álcool e 4 colheres de bicarbonato de sódio

Depois disso, vamos clarear de verdade!
  • Ponha a roupa (só as de algodão) para ferver na água com sabão em pó (até a água ficar azulada) + 3 colheres de bicarbonato. Depois, lave normalmente.
  • Coloque para quarar no sol. Ensaboe com sabão de côco e entenda sobre um saco de lixo azul. Ou então, coloque dentro de um balde azul. 
Ou ainda, coloque numa bacia e cubra com um saco plástico azul. 

O processo de quarar a roupa não pode durar menos de uma hora. A roupa deve ser mantida sempre molhada e ensaboada. Depois, é só lavar normalmente. 

Pano de prato bem limpinho
Os panos de prato devem ser trocados todos os dias. Não devem ser usados para enxugar as mãos. NUNCA!!! Deixe uma destas toalhinhas de mão pequenas (custam bem baratinhas) na cozinha que logo ninguém mais usará o pano de prato para secar as mãos. 
Para deixar seus panos sempre branquinhos e com cheiro de limpeza, ferva (por 2 min) com água e detergente e deixe na panela até esfriar. Depois, lave normalmente. Pode ferver também os coloridos, bordados ou pintados (estes requerem um pouco mais de cuidado, por isso não deixe encardir!). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário