Há algumas coisas que a gente não dá a mínima importância e corre sérios riscos, sem acreditar que é possível acontecer conosco a qualquer momento.
Há algum tempo, uma atleta britânica, após 15h de vôo, teve morte súbita, no setor de bagagem. Espanto geral!!! O que levaria à morte uma jovem atleta, saudável após um vôo?
Com a morte da jovem, a expressão SÍNDROME DA CLASSE ECONÔMICA ganhou fama. É o seguinte: a falta de mobilidade em vôos longos favorece a formação de coágulos nas veias das pernas (chama-se trombose venosa profunda). Estes coágulos podem ser deslocados pela circulação, indo parar (sem dúvida nenhuma) nos pulmões - a chamada embolia pulmonar. Caso o volume de coágulos que chega aos pulmões seja muito grande, a oxigenação do sangue pode ser prejudicada e levar à morte.
Os vôos de classe econômica não são nada confortáveis e isto prejudica muito a circulação sanguínea durante os vôos longos. Assim, aqui vão algumas dicas para prevenir danos para a sua saúde.
- Movimente-se. Não fique sentado o tempo todo. Não se envergonhe de pedir licença ao seu vizinho de poltrona. Levante e caminhe pelo avião, pelo menos de duas em duas horas, ativando os músculos das pernas.
- Hidrate-se, tomando bastante água ou suco durante o vôo. Com isto, você estará ajudando a "diluir" o sangue, diminuindo os riscos de trombose.
- Evite bebidas alcoólicas ou café em excesso. Ambos levam à desidratação, com os efeitos inversos do descrito acima.
- Exercite-se. Mesmo sentado, faça movimentos com a ponta dos pés como se quisesse agarrar alguma coisa. Levante os pés do chão (uma perna de cada vez), repetindo o exercício por 10 vezes. Procure fazer isto a cada uma hora.
- As meias elásticas e medicamentos só podem ser usados sob indicação médica. Não se arrisque a fazê-lo por sua conta. Pode ser muito prejudicial!
Ao término do vôo, é natural que seus pés e/ou pernas estejam inchados mesmo com os movimentos indicados. Então, faça o seguinte: coloque, aos pés de sua cama, embaixo do seu colchão, um cobertor dobrado ou travesseiros, de modo que ao deitar suas pernas sejam mantidas elevadas. Isto vai acabar com o inchaço e ativar a circulação.
Agora, é preparar as malas e viajar, pois as viagens são a faxina da alma! Beijos e boa semana, com gosto das montanhas de Minas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário