sábado, 18 de agosto de 2012

A OUSADIA DE EDUCAR - UM RELATO, QUASE UM LIVRO


Hoje senti uma necessidade muito grande de falar sobre a grande responsabilidade que os pais tem sobre a Educação de seus filhos. Eu fui criada com muito amor, amor de verdade, destes de causar inveja. A minha relação com meus pais (e olha que quando eu nasci ambos tinham 37 anos) era de muito respeito, mas de muita liberdade. Sempre fui muito estudiosa e como mamãe trabalhava muito, não me lembro dela me orientando nos deveres de casa, ou arrumando meu lanche, ou minha maleta. E eu estava sempre impecável, as minhas coisas em ordem e ainda tirava boas notas. Disto me lembro bem! Estou falando do meu tempo de Delfim Moreira e de uma responsabilidade que meus pais me impuseram através do amor e do respeito que eu tinha por eles. Esta é a mais pura verdade: da mamãe apanhei uma única vez (por causa de uma sandália) e o papai nunca ficou bravo comigo, nunca... Se eu fazia alguma coisa que lhes desagradava, o diálogo era assim: Foi certo o que você fez? Por que? Tem como consertar? De que modo? Está arrependida? Vai querer fazer de novo? Se isto era certo ou errado, não vou questionar nem vou querer saber, mas tive uma infância tão feliz, meus pais tinham tanto orgulho de mim e eu deles que deve ter dado certo, né?
Comecei a fumar com 16 anos (era o máximo) e fumava em casa, porque meus pais me diziam sempre: filha, não faça nada de que se arrependa depois ou que seja difícil de consertar e nunca minta para a gente, porque se errar e mentir, ficará difícil a gente te defender. E foi sempre assim, jogo limpo... 
Eu comecei a dar aulas com 18 anos, no Grupo Coronel e a diretora era a Terezinha Ribeiro. Desde que nasci, todos me chamam de Meíta e logo no meu 1º dia de trabalho, ela deixou claro que ali eu seria D. Carmelita, nada de apelidos. Levei o maior susto, porque o nome Maria Carmelita não tem o menor sentido para mim, mas retrucar como? E durante todo o tempo que lecionei no Coronel, fui D. Carmelita e muitos de meus ex-alunos e colegas de lá, ainda me chamam assim e é assim que os identifico quando a memória me trai.
Com a Terezinha (grande exemplo e grande educadora) reafirmei o que tinha aprendido em casa: a disciplina com amor é uma receita que dá certo, pois se transforma numa liberdade com responsabilidade. Pois é, o tempo foi passando e eu ando muito assustada com o que estou vendo por aí. Jesus, Maria, José... Onde é que a gente vai parar com isto? 
Disciplina, o que é isso? A senhora está louca? Quer traumatizar a criança? Criança tem que fazer suas próprias escolhas... Ah, é??? 
Outro dia, entrei em uma loja e uma garotinha de pouco mais de dois anos, sem entender patavina, era atormentada por uma mãe que experimentava uma blusa, saía do provador e falava: Ajuda a mamãe, princesa! Tá bonita esta? O papai vai gostar? Morri de dó daquela criança...
Tá passando da hora de ter a ousadia de educar. De dar um basta nesta baboseira que tudo traumatiza, que lá no futuro isto vai dar sérios problemas. 
Existem regrinhas simples e eu nunca ouvi falar que deixasse alguém pirado ou que levasse para o divã. 
  • Criança não pode mexer em tudo que vê. Tem coisa mais chata do que criança mexedeira? Se desde pequena, você mostrar para a criança que em determinados objetos ela não deve tocar, ela não deve tocar e pronto. Fale com firmeza: Aí não pode mexer! Criança precisa sentir a sua autoridade, não o seu autoritarismo.
  • Que mania é esta agora que criança pode escrever nas paredes de suas casas? Para quê? Ah... Para liberar a criatividade... Sei! Pára com isto! 
  • Criança tem que aprender a comer, na hora certa e alimentação saudável. Nem que seja na marra... Vale tudo: aviãozinho, correr atrás, ficar brava, agradar, dar beijinhos,  demorar a montar o prato e fazer um de carinha bonita como uns que já postei aqui. O que não pode é criança passar a miojo ou puro arroz. Eu falo isto porque conversava um dia com uma mãe que me dizia: meu pititinho só come arroz e miojo, a senhora acredita? PS: O pititinho tem quase 4 anos e parece um pau de virar tripa e vive doentinho. Se desde pequena, a criança for habituada a uma alimentação adequada e em horários certos, fica fácil...E tem que sentar à mesa para comer. Nada de comer com o prato no colo na frente da TV. Quando os meus eram pequenos, eu tinha uma técnica infalível: Ei! Temos que colorir o prato. Vamos pôr um verdinho? E um amarelinho? Posso pôr um vermelhinho? Hoje comem até jiló e quiabo!!!
  • Eu tenho pavor de criança que faz birra! Mas elas fazem... Fazer o quê? Lembre-se: Pais são pais e não amigos. Podem ser pais amigos, mas nunca devem deixar de serem pais. Portanto, na hora da birra tem que ser pai de verdade. Não adianta perder as estribeiras, gritar, entrar na sintonia dela. Fale baixo, procure desviar a sua atenção e se nada disso adiantar apele para o famoso engole o choro! Vai por mim...
  • Retarde o mais que puder colocar seu filho na Escola. Se você trabalha e não tem com quem deixá-lo, são outros quinhentos. Mas, levar o pobrezinho de fraldas para a Escola por medo de mais tarde ele não acompanhar os coleguinhas é a mais pura bobagem. O amadurecimento da criança vem no tempo certo.    
  • Criança ter que ter horário fixo de estudo e nada de ficar fazendo tarefa no lugar do filho. Eu sei de mãe que faz isto. Feiúra... Se a criança estuda, todos os dias, mesmo não tendo provas, no mesmo horário, adquire o hábito e se torna disciplinado para o estudo para o resto da vida. 
  • Estimule o seu filho a praticar esportes, mas não precisa exigir que ele se torne um campeão. Tem pai babaca que quer que o filho se torne aquilo que ele não conseguiu ser e fica atormentando o coitado. Ave Maria...
  • Pare de comprar tudo que seu filho pede. Ele tem que saber dar valor às coisas. Resista ao consumismo e ensine-o a poupar. Hoje existem livrinhos interessantes que podem ajudá-lo se você for um gastador e tiver dificuldade de ser um exemplo para o seu filho. 
  • Os pais, desde muito cedo, tem que ensinar regras de boa educação aos seus filhos. Eu não abro mão disso. Criança mal educada é muito feio. Certa vez, presenteei uma criança com um brinquedo escolhido com muito carinho. Ela abriu o pacote, olhou para o brinquedo e me disse: Eu não gostei. Eu não quero. A mãe, na tentativa de salvar-me da situação, disse: Ela odeia brincar de boneca! Eu entendi porque a criança era tão mal educada. Num outro dia, estávamos numa pizzaria e um garoto de uns 7/8 anos começou a atirar migalhas de pão em  nossa mesa. Os pais repetiam incessantemente: Pára filho de importunar as pessoas... que feio... as pessoas não estão gostando... pára filho... não faça isso. E o danado do moleque pintando e bordando. O garçon interferiu, o maitre falou com o pai e o moleque nada. Final da história: um dos meus amigos levantou-se, foi até a mesa, pegou o pai do menino pelos colarinhos e disse: E aí? Você vai fazer o seu filho parar ou quer que eu faça?  O casal ficou super sem graça porque todo mundo ficou olhando e o filho dando risada e dizendo: Que mico, hein pai! Preciso dizer mais alguma coisa???
  • Os pais precisar parar de acobertar os erros dos filhos. Isto é uma das piores coisas que tenho visto. Os filhos sempre tem razão, não erram, não mentem, não colam, verdadeiros anjos. Com isto os filhos aprendem a mentir e a fugir de suas responsabilidades. Tenho medo da espécie de adultos que se tornarão. O filho que ouve o pai mentir, xingar no trânsito, desrespeitar os empregados, transgredir  regras, enfim, coisas que os pais julgam corriqueiras, vai seguir o seu exemplo e todas estas ações passarão a ser consideradas normais e acertadas. 
  • Criança tem que ser criança. Que mania é esta agora de vestir as meninas de adultas? E é um tal de fazer escova, unha, maquiagem.  Eu já vi mãe brigando com dona de salão teimando em fazer chapinha na criança!!! Transformam as coitadinhas em mini peruas ou em piriguetes mirins. Esquecem-se da erotização precoce e depois ficam chorando as pitangas quando aos 10 ou 11 anos, as meninas esquecem as bonecas e começam a namorar. Por que será?
  • Criança não pode ser criada numa redoma, intocável, parecendo um bibelot. Senão fica intragável. Tem que aprender a conviver com as pessoas desde cedo e isto é permissão dos pais e não da criança. É necessário ter regras? Sim... Mas, mas nada tão rígido como eu tenho visto por aí: não pode tomar sorvete, não pode comer doce, bolacha recheada nem pensar, refrigerante é veneno, açúcar de jeito nenhum, produtos só naturais e orgânicos. Uh! Tá muito chato ser criança... 
  • A era tecnológica, sem nenhuma dúvida, trouxe muitos benefícios. Mas, o que tenho visto são crianças desde muito cedo tão envolvidas com seus tablets e smartphones que estão perdendo uma fase linda de suas vidas: brincar, brincar e brincar.
  • As crianças crescem e tudo o que não aprenderam na infância ou tiveram permissão para fazer, vai refletir na sua adolescência. Criança criada sem limites, dificilmente saberá acatar ordens. Aí, é hora dos pais lamentarem... Correr atrás do prejuízo e tentar corrigir os erros que foram cometidos. Mas, ainda é tempo. Bastam algumas atitudes:
1. Não temer os conflitos e nem permitir que o filho se julgue dono da verdade, somente para evitar briga e confusão.
2. Não cair na conversa das ameaças do filho.
3. Deixar claro para o adolescente que ele não é o rei do pedaço. Um reinado mal administrado pode definhar e sucumbir e trazer prejuízos irreparáveis.
4. Adolescentes precisam ser “controlados” mesmo que de longe. Eles ainda não sabem os perigos que correm.
5. Os filhos tem que saber o quanto os pais podem gastar. Fale claramente isto com eles.
6. Pais de meninos costumam ser mais liberais na questão de relacionamento e sexualidade. Mas, tanto com os meninos e meninas é preciso dialogar quando perceberem que estão iniciando um relacionamento.
7. Filho que vai mal na Escola tem que ser tratado como filho que vai mal na Escola. Parceria com a Escola neste momento é fundamental.
8. Adolescentes precisam de limites com horários, onde vão, com quem vão... Soltar demais quando eles ainda não estão preparados não vai dar certo! Identificou “más companhias”, fale a respeito com seu filho, mesmo que isto custe uma discussão entre vocês.
9. Adolescente não gosta de cooperar com as tarefas domésticas! Esclareça que isto é necessário para facilitar a vida de todos. Se ele cuidar pelo menos de seu quarto, pode se dar por satisfeito.
10.           Drogas, cigarro, álcool. Este é um capítulo à parte que poderei voltar aqui para falar com vocês.
Então, para que possamos ter uma harmonia maior dentro de nossa casa, é preciso refletir sobre as nossas ações.

Tá faltando uma palavrinha mágica EQUILÍBRIO. Muitos pais temem repetir o erro dos seus pais e afrouxam demais, outros temerosos da loucura que estão vendo prendem demais. Buscar o equilíbrio é basear-se no AMOR, naquele sem reservas que só os pais são capazes de ter. E quem ama verdadeiramente sabe que precisa educar, impor limites. O filho deve sentir-se amado. Isto o torna seguro, com a auto-estima bacana, mas ao mesmo tempo deve saber que tem alguém a quem deve respeito, "satisfações". É preciso ter disciplina sim. A vida vai exigir isto mais tarde. Senão o que teremos serão jovens sem nenhuma EDUCAÇÃO achando normal colocar o volume do seu carro no último volume e sair desrespeitando as pessoas, beber todas e dirigir, consumir drogas e achar bacana, jovens cada vez mais machistas travestidos de modernos, mas que espancam suas namoradas, meninas que acham normal "dar" pra todo mundo ou beijar muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiito na balada, mas que tem o sonho de marido e filhos e sofrem porque isso não acontece com elas e por aí vai... e vai longe.
Portanto, meus queridos, antes que a coisa fique mais preta é preciso lembrar mais uma vez: AMOR + DISCIPLINA = LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE. 

Pais permissivos demais pagam um preço muito alto por isto, ao verem seus filhos tornarem-se jovens e adultos cheios de problemas, indesejáveis, com caráter duvidoso e isto é muito triste. É preciso abrir os olhos muito cedo, cada vez mais, não tapar o sol com a peneira quando o problema aparecer e não deixar a peteca cair. Educar é muito difícil, mas se você pôs o filho no mundo ELE É TEU!

Um grande abraço a todos os pais! Não tenham me de ousar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário