quarta-feira, 26 de junho de 2013

METAFÍSICA DA SAÚDE - Parte I

Eu andava escasquetada com as tantas doenças vistas por aí. Percebi logo que as queixas tinham muito a ver com o estado emocional da pessoa. Resolvi procurar alguma coisa que me clareasse as ideias e Raquel, minha prima, sugeriu-me a leitura de um livro. Comprei o primeiro volume (não encontrei a coleção toda) e o devorei. A cada página lida, uma descoberta. O livro não saía da bolsa, até que um dia sumiu!!! Fiquei titirica da vida e nada de encontrar, de novo, o tal livro. E não é que o site Submarino lançou uma promoção da coleção toda? Fiquei radiante e mais do que depressa comprei os quatro volumes. O que vou fazer aqui é dar uma pincelada no conteúdo, longe de qualquer pretensão e quem se interessar, vale a pena ter a coleção. Então vamos lá:

Metafísica: Estuda os princípios da realidade para além das ciências tradicionais. Meta = além. Busca dar explicações sobre a essência dos seres e as razões de estarmos no mundo.
Metafísica da Saúde: Estudo do significado das doenças. 99% das situações de doença são causadas por padrões de comportamentos e pensamentos que trazemos conosco. O desequilíbrio emocional causa desequilíbrio físico. 

Vou enumerar algumas situações/doença, segundo a metafísica da saúde e suas relações com o mundo e o nosso comportamento.
  • Sinusite (profunda irritação com alguém bem próximo/ decepção provocada pelas expectativas) - A sinusite surge porque a pessoa não sabe trabalhar com a expectativa sobre os outros. A grande irritação pelo convívio diário com a outra pessoa, o mal-estar provocado pelo comportamento que o outro apresenta e as frustrações provenientes da decepção podem ser causas para a sinusite.  
Como agir: Pare de idealizar o outro. Veja-o como realmente ele é, mas procurando reconhecer as suas qualidades. Não se prenda ao negativo. 
  • Queda de cabelo: No âmbito metafísico, os cabelos representam nossa defesa e proteção. Eles caem porque não afiançamos o que sentimos ou pensamos. Por estamos inseguros, apegamos-nos ao que advém dos outros para nos sentirmos protegidos e seguros.
Como agir: É preciso resgatar tudo o que nos é próprio. Sentir-se bem com aquilo que decide, com as medidas tomadas na vida, com a forma de pensar e agir. Afiançar as suas próprias decisões. Essas atitudes, metafisicamente, são benéficas ao cabelo fortalecendo o bulbo capilar.
  • Gordura e obesidade (necessidade de sentir-se acolhido, fragilidade interior) Reflete a necessidade de defesa e proteção, um sentimento de vazio e insegurança, bem como a dificuldade de viabilizar os planos.
Como agir: Não permita que seus receios sufoquem sua expressão na vida Sinta-se livre e disposto a ser o que você é. Não veja a vida como se fosse arriscada e perigosa; nem tampouco as pessoas como juízes que estão prontos a te recriminar.
  • Labirintite: Metafisicamente, a labirintite representa fuga ou negação daquilo que está ao redor, como ouvir algo que o chateia profundamente e se negar a encarar aquilo, acionando assim os processos somáticos da labirintite que provocam a tontura. 
Como agir: Reflita a respeito de acontecimentos que você viveu recentemente, que ainda não estão resolvidos, procure se despojar daquilo que te aflige, superando os sentimentos de excessiva indignação e aceitando a verdade dos fatos.
    Dor de cabeça/Enxaqueca (preocupações excessivas, pensamentos possessivos e congestão mental) No âmbito metafísico, a dor de cabeça indica preocupação excessiva com determinadas situações que assumem um caráter perturbador. O pensamento obssessivo em determinados fatos, a falta de controle sobre as ocorrências provocam instabilidade emocional e as pessoas não se "desligam", o que desencadeia uma crise de enxaqueca.

    Como agir: Pensar em situações agradáveis ajuda as pessoas a se desligarem de episódios ruins. Então, é aconselhável no momento da crise procurar relaxar. Solte-se e deixe seu coração falar. Não use a razão somente, pois devemos equilibrar os dois hemisférios (razão e emoção), para evitarmos esses conflitos internos e suas somatizações. Suavize seus pensamentos, amenize seus sentimentos, permita-se sentir alegria.


    Como já disse, o que coloco aqui é o resultado do gosto pela pesquisa sobre o tema. A coleção de livros a que me referi e baseei o texto é Metafísica da Saúde (4 volumes) de Valcapelli & Gasparetto. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário