segunda-feira, 24 de junho de 2013

ANSIEDADE

A ansiedade é uma sensação de preocupação, apreensão ou pavor. Trata-se de uma reação natural a situações que julgamos estressantes e faz parte do instinto "lutar ou fugir", que nos ajuda a lidar com acontecimentos que exigem perícia ou esforço, como se submeter a um exame ou fazer um discurso em público. 
Se você fica ansioso a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou tem medos irracionais, é provável que tenha um transtorno de ansiedade. Se for assim, melhor procurar um médico que poderá lhe indicar o caminho mais correto para sair dessa. 
Como leiga e ansiosíssima, o que pretendo aqui é dar algumas dicas que podem ajudar a diminuir a ansiedade. São atitudes simples e ajudam mesmo!
  1. Consulte seu médico.
  2. Tenha uma alimentação saudável.
  3. Beba bastante água.
  4. Limite o consumo de bebidas alcoólicas.
  5. Ande mais e durma bem.
  6. Mantenha um diário da ansiedade por, pelo menos, duas semanas. Anote tudo o que lhe causa ansiedade, releia cada item e se pergunte: Posso evitar isto? 
  7. Lembre-se que a vida é boa, procurando não se preocupar com "o se..." e com "o tem que..."
  8. Simplifique a vida - desacelere, priorize, delegue - e aprenda a dizer não. 
  9. Ria mais e faça algo puramente por prazer.
  10. Busque ajuda. Encare seus medos, evitando fazer tempestade em copo d'água.
Como disse, não pretendo e nem posso dar uma aula sobre ansiedade. Quero apenas ajudar aos amigos na diminuição dela. Gente ansiosa padece. Eu tenho procurado responder sempre a esta pergunta quando algo me deixa ansiosa: Eu posso resolver isto? Se posso, busco a solução. Se não posso, deleto.
Um grande abraço a todos. 

Fonte: 50 coisas que você pode fazer para controlar a ansiedade. Wendy Green - Ed. Lafonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário