terça-feira, 25 de junho de 2013

AULINHAS DE PORTUGUÊS

As aulinhas de Português, no Facebook, surgiram da ideia de uma querida amiga. Eu estou adorando e os amigos também. Com a reforma ortográfica, algumas coisas mudaram e de outras, muitos andavam esquecidos. Para facilitar a consulta, resolvi pôr as aulas da semana no blog.

HAVER E EXISTIR
a) O verbo haver, quando tem sentido de existir, é impessoal (não tem sujeito) e conjuga-se na 3ª pessoa do singular.
Havia dias que ela não comia chocolate.

b) O verbo haver flexiona-se regularmente quando é empregado como verbo pessoal (com sujeito).
Os atletas hão de conseguir se classificar para o campeonato nacional.

c) O verbo existir concorda sempre com o sujeito, por isso deve ser flexionado. Quando esse verbo faz parte de uma locução, o auxiliar se flexiona concordando com o sujeito. Existem flores amarelas naquele jardim. Devem existir também flores vermelhas nas proximidades da casa.

IMPRESSO OU IMPRIMIDO?: O verbo imprimir apresenta mais de uma forma para a flexão do particípio. Com o significado de publicar, de impressão gráfica, possui duas formas de particípio.
1. Impresso - use com os verbos ser e estar:
● Já foi impresso o edital de convocação.
● Os convites já estão impressos.
● Os cartazes ainda não foram impressos.

2. Imprimido – verbos ter e haver:
● Esta gráfica tem imprimido muitos jornais.
● A gráfica não havia imprimido as notas.
● Os alunos tinham imprimido o jornal sem nenhuma ajuda.

3. O verbo imprimir, no sentido de produzir movimento, só tem o particípio em [–ido]. Portanto, pode ser usado com qualquer auxiliar:
● O motorista havia imprimido grande velocidade ao veículo.
● Foi imprimida grande velocidade ao veículo.
● A gráfica tem imprimido pouca velocidade à impressão.
● Tenho imprimido alta velocidade a meu carro.

OUTRAS DÚVIDAS:
Fazem cinco anos. Fazer, quando exprime tempo, é impessoal: Faz cinco anos. / Fazia dois séculos. / Fez 15 dias.

Houveram muitos acidentes. Haver, como existir, também é invariável: Houve muitos acidentes. / Havia muitas pessoas. / Deve haver muitos casos iguais.

Para mim fazer. Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer.
Há dez anos atrás. Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas há dez anos ou dez anos atrás.

É SEMPRE BOM LEMBRAR:
1. Não se usa crase antes de palavra masculina - Vendas a prazo.
2. Não se separa sujeito do verbo - Os homens não se cansarão de lutar.
3. Sujeito simples e/ou no singular - verbo no singular - A casa caiu.
4. Sujeito composto e/ou no plural - verbo no plural - As casas caíram. A casa e o muro caíram.
5. A gente vai e não a gente vamos.
6. O pessoal falou e não o pessoal falaram e nem os pessoal falaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário