quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Aulinhas de Português - Parte IV

Para você que perdeu as aulinhas de Português:
1. Não é correto dizer - A mãe não tinha INTERVIDO na decisão da filha. Por ser derivado do verbo VIR, INTERVIR segue a mesma conjugação. O particípio de vir é vindo (igual ao gerúndio), logo o correto é INTERVINDO.
2. Não diga - Estava tão ansioso, que tinha CHEGO adiantado. O particípio do verbo chegar é CHEGADO. Use "chego" somente na conjugação do presente: eu chego.
3. É muito comum este erro - Estava tão desgostosa com o trabalho, que estava EM VIAS DE pedir demissão. A locução é singular e invariável, portanto o correto é dizermos EM VIA DE.
4. Como sinônimo de banheiro, use O TOALETE, pois é um substantivo masculino.
5. Olha esta: O time de basquete empatou POR 3X3. A preposição que deve suceder empatar é POR. A mesma regra vale para GANHAR (ganha-se por 3 pontos) e PERDER (perde-se por 3 pontos).
6. Pelo amor de Deus, não diga mais a gente fomos... a gente pedimos... É a gente FOI... a gente PEDIU. 7. De novo: não é SEJE nem ESTEJE. É SEJA e ESTEJA. E VOCÊ não tem cedilha. Tem gente errando ainda!!!
8. Não diga: ela era MEIA louca. É ela era MEIO louca. MEIO, advérbio, é invariável, Assim, mesmo que o sujeito seja feminino, ele permanecerá neutro (masculino).
9. Dizer que fulana é PÃO DURA não é certo. O certo é fulana é PÃO DURO que é uma expressão invariável.
10. A locução prepositiva À CUSTA DE é singular e invariável. Portanto, o correto é dizer "fulano vive À CUSTA DO PAI". Exclua a expressão ÀS CUSTAS DE de seu vocabulário.
11. O correto é dizer "Ela INTERVEIO na discussão" e não "Ela INTERVIU...". Intervir é derivado do verbo VIR. Portanto, eles seguem a mesma conjugação. Ela VEIO, ela INTERVEIO.
12. Você vai dizer O CHAMPANHE e não A CHAMPANHE. Champanhe é substantivo MASCULINO. 13. Não diga "Você pode VIM quando quiser" e sim "Você pode VIR quando quiser". VIM só pode ser usado quando você se referir em primeira pessoa (eu), a um episódio do passado. Ex.: Ontem eu vim, mas não o encontrei. No futuro, será sempre vir.
14. DÓ (pena, compaixão) é um substantivo masculino, Portanto, não diga " eu tenho MUITA DÓ" e sim "eu tenho MUITO DÓ". O advérbio deve concordar com o substantivo...
15. O verbo REINVINDICAR, com um N sobrando, não existe. O correto é REIVINDICAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário