sexta-feira, 31 de agosto de 2012

EU ACREDITO EM ANJOS

Eu sempre acreditei em anjos. Talvez porque do lado da minha cama, quando criança, tivesse um quadrinho lindo de um anjo da guarda, igual a este (eu tenho quase certeza) e a mamãe me ensinou uma oração que rezo até hoje: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a Ti me confiou, a Piedade Divina, sempre me proteja, me guarde e me ilumine. Amém.  Se não rezar, não durmo... Coisas que a gente aprende e ficam para sempre.

E assim, eu tenho uma fé danada no Anjo da Guarda e cada um que sai, que viaja, eu apelo: esteja na sua frente para lhe guiar, ao seu lado para lhe proteger e nas suas costas para que nenhum mal lhe aconteça. E como Fé é tudo, caiu nas minhas mãos, por puro acaso esta TABELA ANGELICAL e eu tenho rezado  sempre para a proteção da minha Família e dos meus amigos. Divido com vocês: Em cada dia da semana que sentir necessidade ou vontade, acenda a vela de acordo com o Anjo e faça as orações correspondentes.
Domingo - Anjo Miguel - Vela Laranja (Salmos 19, 30, 41 e 118)
Proteção e defesa contra energias nocivas, abrir os caminhos, aguçar a inteligência, solucionar problemas de caráter material, tornar a vida mais alegre.
Oração: Arcanjo Miguel, espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção em meu lar, meus filhos , familiares e amigos. Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens. Trazei a paz e a harmonia. Que assim seja.
Segunda - Anjo  Gabriel - Vela Branca  (Salmos 4, 36, 126 e 147)
Deve ser invocado para promover mudanças, proteção nos negócios, paz e harmonia no lar, acalmar as tensões e os relacionamentos conflitantes.
Oração: Arcanjo Gabriel, portador de boas novas, fazei com que de minha boca saiam sempre boas palavras, afastando de mim as maledicências. Diante do tropeço, ajude-me a levantar; diante da perda de minhas energias, ensina-me o caminho de volta. Proteja o meu lar e que a paz reine entre nós. Amém.
Terça - Anjo Samuel - Vela Vermelha (Salmos 6, 7, 11,31 e 69)
Oração: Arcanjo Samuel, chamo por coragem, dignidade e força, para que eu vença o medo de enfrentar as pequenas e grandes questões de minha vida. Irradia-me coragem, destemor e força em todos os momentos. Possa eu contigo experimentar a fortaleza de Deus e coisa alguma atingirá a minha alma. Amém.
Quarta - Anjo Rafael - Vela Verde  (Salmos 29, 36, 54 e 70)
Oração: Arcanjo Rafael, peço que seus raios curativos desçam sobre mim, dando-me saúde e cura. Expandi sua força curativa sobre os meus filhos, minha família e os meus amigos. Afastai a discórdia e os conflitos e semeia a paz no meu ambiente de trabalho e entre as pessoas de meu convívio. Assim seja.
Quinta - Anjo Sachiel - Vela Azul (Salmos 71,118,120 e 121)
Oração: Arcanjo Sachiel, Misericórdia e Justiça, Bondade e Compaixão, Prosperidade e Alegria de Deus pelos raios de Júpiter, invoco a tua hoste divina: um só raio de Deus através de tua hoste sagrada e eu sou o mais privilegiado ser humano; abro-me inteiramente, como um cálice, para receber a tua preciosa energia e com ela contemplar o mundo com as tuas virtudes e predicados. Seja eu contigo em sintonia, agora e para todo o sempre. Amém.
Sexta - Anjo Anael - Vela Rosa (Salmos 21, 97, 132 e 142)
Para harmonia familiar e reconciliação dos casais, fortalecimento das amizades, proteção das relações amorosas, bom relacionamento com os superiores, para conseguir autocontrole e equilíbrio.
Oração: Arcanjo Anael, que o amor de Deus através de ti, penetre profundamente em minha alma e me torne receptivo aos afetos e agradável às pessoas. Espalhe a beleza e a harmonia de Deus em meu ser, tornando-me suave, ameno, cordial e sincero. Na dúvida, aponta em minha intuição o caminho que me conduza a Deus e jamais à perda da minha energia. Firma em mim a identidade divina. Sela-me com o teu amor. Possa eu realizar-me em todos os sentidos que o amor de Deus predestina na vida humana. Seja eu contigo em sintonia, agora e para todo o sempre. Amém.
Sábado - Anjo Cassiel - Vela Lilás - (Salmos 30, 31, 53 e 124)
Para resolver questões relacionadas à imóveis, vendas, clientes; eliminar obstáculos; aumentar o conhecimento e fortalecer a espiritualidade.
Oração: Arcanjo Cassiel, inspira-me, ó sagrado arcanjo da prosperidade terrena, com a vossa serenidade; ajuda-me a ser receptivo às responsabilidades que a vida me exige. Tenha misericórdia e alivia o fardo que devo carregar. Te peço que fortaleças os meus ombros para que peso algum seja suficiente para me derrubar.Inspira-me com a tua paciência e não fraquejarei pela ira diante dos problemas mais difíceis. Inspira-me a persistência para atingir todos os objetivos e cumprir fielmente a minha missão terreno-espiritual. Assim seja.
Tudo é uma questão de Fé! Eu rezo e acredito que vai dar certo... E a oração tem que vir lá de dentro, forte, em grande sintonia. 
Tenham todos um ótimo final de semana, com muita energia positiva e muita esperança. Beijos...

terça-feira, 28 de agosto de 2012

TEXTO COMPARTILHADO

Este texto foi postado pela minha prima Maria Odete. Gostei tanto que compartilho com vocês
A OBSESSÃO PELO MELHOR
Estamos obcecados com "o melhor". Não sei quando foi que começou essa mania, mas hoje só queremos saber do "melhor".
Tem que ser o melhor computador, o melhor carro, o melhor emprego, a melhor dieta, a melhor operadora de celular, o melhor tênis, o melhor vinho. Bom não basta.
O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os outros pra trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes, porque, afinal, estamos com "o melhor". Isso até que outro "melhor" apareça e é uma questão de dias ou de horas até isso acontecer. Novas marcas surgem a todo instante. Novas possibilidades também. E o que era melhor, de repente, nos parece superado, modesto, aquém do que podemos ter.
O que acontece, quando só queremos o melhor, é que passamos a viver inquietos, numa espécie de insatisfação permanente, num eterno desassossego. Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, porque estamos de olho no que falta conquistar ou ter. Cada comercial na TV nos convence de que merecemos ter mais do que temos. Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os outros (ah, os outros...) estão vivendo melhor, comprando melhor, amando melhor, ganhando melhores salários. Aí a gente não relaxa, porque tem que correr atrás, de preferência com o melhor tênis. Não que a gente deva se acomodar ou se contentar sempre com menos. Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente.
Se não dirijo a 140, preciso realmente de um carro com tanta potência?
Se gosto do que faço no meu trabalho, tenho que subir na empresa e assumir o cargo de chefia que vai me matar de estresse porque é o melhor cargo da empresa?
E aquela TV de não sei quantas polegadas que acabou com o espaço do meu quarto?
O restaurante onde sinto saudades da comida de casa e vou porque tem o "melhor chef"?
Aquele xampu que usei durante anos tem que ser aposentado porque agora existe um melhor e dez vezes mais caro?
O cabeleireiro do meu bairro tem mesmo que ser trocado pelo "melhor cabeleireiro"?
Tenho pensado no quanto essa busca permanente do melhor tem nos deixados ansiosos e nos impedido de desfrutar o "bom" que já temos.
A casa que é pequena, mas nos acolhe.
O emprego que não paga tão bem, mas nos enche de alegria.
A TV que está velha, mas nunca deu defeito.
O homem que tem defeitos (como nós), mas nos faz mais felizes do que os homens "perfeitos".
As férias que não vão ser na Europa, porque o dinheiro não deu, mas vai me dar a chance de estar perto de quem amo...
O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas das histórias que me constituem.
O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e sente prazer.
Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso? Ou será que isso já é o melhor e na busca do "melhor" a gente nem percebeu?
Autoria: Leila Ferreira

sábado, 18 de agosto de 2012

A OUSADIA DE EDUCAR - UM RELATO, QUASE UM LIVRO


Hoje senti uma necessidade muito grande de falar sobre a grande responsabilidade que os pais tem sobre a Educação de seus filhos. Eu fui criada com muito amor, amor de verdade, destes de causar inveja. A minha relação com meus pais (e olha que quando eu nasci ambos tinham 37 anos) era de muito respeito, mas de muita liberdade. Sempre fui muito estudiosa e como mamãe trabalhava muito, não me lembro dela me orientando nos deveres de casa, ou arrumando meu lanche, ou minha maleta. E eu estava sempre impecável, as minhas coisas em ordem e ainda tirava boas notas. Disto me lembro bem! Estou falando do meu tempo de Delfim Moreira e de uma responsabilidade que meus pais me impuseram através do amor e do respeito que eu tinha por eles. Esta é a mais pura verdade: da mamãe apanhei uma única vez (por causa de uma sandália) e o papai nunca ficou bravo comigo, nunca... Se eu fazia alguma coisa que lhes desagradava, o diálogo era assim: Foi certo o que você fez? Por que? Tem como consertar? De que modo? Está arrependida? Vai querer fazer de novo? Se isto era certo ou errado, não vou questionar nem vou querer saber, mas tive uma infância tão feliz, meus pais tinham tanto orgulho de mim e eu deles que deve ter dado certo, né?
Comecei a fumar com 16 anos (era o máximo) e fumava em casa, porque meus pais me diziam sempre: filha, não faça nada de que se arrependa depois ou que seja difícil de consertar e nunca minta para a gente, porque se errar e mentir, ficará difícil a gente te defender. E foi sempre assim, jogo limpo... 
Eu comecei a dar aulas com 18 anos, no Grupo Coronel e a diretora era a Terezinha Ribeiro. Desde que nasci, todos me chamam de Meíta e logo no meu 1º dia de trabalho, ela deixou claro que ali eu seria D. Carmelita, nada de apelidos. Levei o maior susto, porque o nome Maria Carmelita não tem o menor sentido para mim, mas retrucar como? E durante todo o tempo que lecionei no Coronel, fui D. Carmelita e muitos de meus ex-alunos e colegas de lá, ainda me chamam assim e é assim que os identifico quando a memória me trai.
Com a Terezinha (grande exemplo e grande educadora) reafirmei o que tinha aprendido em casa: a disciplina com amor é uma receita que dá certo, pois se transforma numa liberdade com responsabilidade. Pois é, o tempo foi passando e eu ando muito assustada com o que estou vendo por aí. Jesus, Maria, José... Onde é que a gente vai parar com isto? 
Disciplina, o que é isso? A senhora está louca? Quer traumatizar a criança? Criança tem que fazer suas próprias escolhas... Ah, é??? 
Outro dia, entrei em uma loja e uma garotinha de pouco mais de dois anos, sem entender patavina, era atormentada por uma mãe que experimentava uma blusa, saía do provador e falava: Ajuda a mamãe, princesa! Tá bonita esta? O papai vai gostar? Morri de dó daquela criança...
Tá passando da hora de ter a ousadia de educar. De dar um basta nesta baboseira que tudo traumatiza, que lá no futuro isto vai dar sérios problemas. 
Existem regrinhas simples e eu nunca ouvi falar que deixasse alguém pirado ou que levasse para o divã. 
  • Criança não pode mexer em tudo que vê. Tem coisa mais chata do que criança mexedeira? Se desde pequena, você mostrar para a criança que em determinados objetos ela não deve tocar, ela não deve tocar e pronto. Fale com firmeza: Aí não pode mexer! Criança precisa sentir a sua autoridade, não o seu autoritarismo.
  • Que mania é esta agora que criança pode escrever nas paredes de suas casas? Para quê? Ah... Para liberar a criatividade... Sei! Pára com isto! 
  • Criança tem que aprender a comer, na hora certa e alimentação saudável. Nem que seja na marra... Vale tudo: aviãozinho, correr atrás, ficar brava, agradar, dar beijinhos,  demorar a montar o prato e fazer um de carinha bonita como uns que já postei aqui. O que não pode é criança passar a miojo ou puro arroz. Eu falo isto porque conversava um dia com uma mãe que me dizia: meu pititinho só come arroz e miojo, a senhora acredita? PS: O pititinho tem quase 4 anos e parece um pau de virar tripa e vive doentinho. Se desde pequena, a criança for habituada a uma alimentação adequada e em horários certos, fica fácil...E tem que sentar à mesa para comer. Nada de comer com o prato no colo na frente da TV. Quando os meus eram pequenos, eu tinha uma técnica infalível: Ei! Temos que colorir o prato. Vamos pôr um verdinho? E um amarelinho? Posso pôr um vermelhinho? Hoje comem até jiló e quiabo!!!
  • Eu tenho pavor de criança que faz birra! Mas elas fazem... Fazer o quê? Lembre-se: Pais são pais e não amigos. Podem ser pais amigos, mas nunca devem deixar de serem pais. Portanto, na hora da birra tem que ser pai de verdade. Não adianta perder as estribeiras, gritar, entrar na sintonia dela. Fale baixo, procure desviar a sua atenção e se nada disso adiantar apele para o famoso engole o choro! Vai por mim...
  • Retarde o mais que puder colocar seu filho na Escola. Se você trabalha e não tem com quem deixá-lo, são outros quinhentos. Mas, levar o pobrezinho de fraldas para a Escola por medo de mais tarde ele não acompanhar os coleguinhas é a mais pura bobagem. O amadurecimento da criança vem no tempo certo.    
  • Criança ter que ter horário fixo de estudo e nada de ficar fazendo tarefa no lugar do filho. Eu sei de mãe que faz isto. Feiúra... Se a criança estuda, todos os dias, mesmo não tendo provas, no mesmo horário, adquire o hábito e se torna disciplinado para o estudo para o resto da vida. 
  • Estimule o seu filho a praticar esportes, mas não precisa exigir que ele se torne um campeão. Tem pai babaca que quer que o filho se torne aquilo que ele não conseguiu ser e fica atormentando o coitado. Ave Maria...
  • Pare de comprar tudo que seu filho pede. Ele tem que saber dar valor às coisas. Resista ao consumismo e ensine-o a poupar. Hoje existem livrinhos interessantes que podem ajudá-lo se você for um gastador e tiver dificuldade de ser um exemplo para o seu filho. 
  • Os pais, desde muito cedo, tem que ensinar regras de boa educação aos seus filhos. Eu não abro mão disso. Criança mal educada é muito feio. Certa vez, presenteei uma criança com um brinquedo escolhido com muito carinho. Ela abriu o pacote, olhou para o brinquedo e me disse: Eu não gostei. Eu não quero. A mãe, na tentativa de salvar-me da situação, disse: Ela odeia brincar de boneca! Eu entendi porque a criança era tão mal educada. Num outro dia, estávamos numa pizzaria e um garoto de uns 7/8 anos começou a atirar migalhas de pão em  nossa mesa. Os pais repetiam incessantemente: Pára filho de importunar as pessoas... que feio... as pessoas não estão gostando... pára filho... não faça isso. E o danado do moleque pintando e bordando. O garçon interferiu, o maitre falou com o pai e o moleque nada. Final da história: um dos meus amigos levantou-se, foi até a mesa, pegou o pai do menino pelos colarinhos e disse: E aí? Você vai fazer o seu filho parar ou quer que eu faça?  O casal ficou super sem graça porque todo mundo ficou olhando e o filho dando risada e dizendo: Que mico, hein pai! Preciso dizer mais alguma coisa???
  • Os pais precisar parar de acobertar os erros dos filhos. Isto é uma das piores coisas que tenho visto. Os filhos sempre tem razão, não erram, não mentem, não colam, verdadeiros anjos. Com isto os filhos aprendem a mentir e a fugir de suas responsabilidades. Tenho medo da espécie de adultos que se tornarão. O filho que ouve o pai mentir, xingar no trânsito, desrespeitar os empregados, transgredir  regras, enfim, coisas que os pais julgam corriqueiras, vai seguir o seu exemplo e todas estas ações passarão a ser consideradas normais e acertadas. 
  • Criança tem que ser criança. Que mania é esta agora de vestir as meninas de adultas? E é um tal de fazer escova, unha, maquiagem.  Eu já vi mãe brigando com dona de salão teimando em fazer chapinha na criança!!! Transformam as coitadinhas em mini peruas ou em piriguetes mirins. Esquecem-se da erotização precoce e depois ficam chorando as pitangas quando aos 10 ou 11 anos, as meninas esquecem as bonecas e começam a namorar. Por que será?
  • Criança não pode ser criada numa redoma, intocável, parecendo um bibelot. Senão fica intragável. Tem que aprender a conviver com as pessoas desde cedo e isto é permissão dos pais e não da criança. É necessário ter regras? Sim... Mas, mas nada tão rígido como eu tenho visto por aí: não pode tomar sorvete, não pode comer doce, bolacha recheada nem pensar, refrigerante é veneno, açúcar de jeito nenhum, produtos só naturais e orgânicos. Uh! Tá muito chato ser criança... 
  • A era tecnológica, sem nenhuma dúvida, trouxe muitos benefícios. Mas, o que tenho visto são crianças desde muito cedo tão envolvidas com seus tablets e smartphones que estão perdendo uma fase linda de suas vidas: brincar, brincar e brincar.
  • As crianças crescem e tudo o que não aprenderam na infância ou tiveram permissão para fazer, vai refletir na sua adolescência. Criança criada sem limites, dificilmente saberá acatar ordens. Aí, é hora dos pais lamentarem... Correr atrás do prejuízo e tentar corrigir os erros que foram cometidos. Mas, ainda é tempo. Bastam algumas atitudes:
1. Não temer os conflitos e nem permitir que o filho se julgue dono da verdade, somente para evitar briga e confusão.
2. Não cair na conversa das ameaças do filho.
3. Deixar claro para o adolescente que ele não é o rei do pedaço. Um reinado mal administrado pode definhar e sucumbir e trazer prejuízos irreparáveis.
4. Adolescentes precisam ser “controlados” mesmo que de longe. Eles ainda não sabem os perigos que correm.
5. Os filhos tem que saber o quanto os pais podem gastar. Fale claramente isto com eles.
6. Pais de meninos costumam ser mais liberais na questão de relacionamento e sexualidade. Mas, tanto com os meninos e meninas é preciso dialogar quando perceberem que estão iniciando um relacionamento.
7. Filho que vai mal na Escola tem que ser tratado como filho que vai mal na Escola. Parceria com a Escola neste momento é fundamental.
8. Adolescentes precisam de limites com horários, onde vão, com quem vão... Soltar demais quando eles ainda não estão preparados não vai dar certo! Identificou “más companhias”, fale a respeito com seu filho, mesmo que isto custe uma discussão entre vocês.
9. Adolescente não gosta de cooperar com as tarefas domésticas! Esclareça que isto é necessário para facilitar a vida de todos. Se ele cuidar pelo menos de seu quarto, pode se dar por satisfeito.
10.           Drogas, cigarro, álcool. Este é um capítulo à parte que poderei voltar aqui para falar com vocês.
Então, para que possamos ter uma harmonia maior dentro de nossa casa, é preciso refletir sobre as nossas ações.

Tá faltando uma palavrinha mágica EQUILÍBRIO. Muitos pais temem repetir o erro dos seus pais e afrouxam demais, outros temerosos da loucura que estão vendo prendem demais. Buscar o equilíbrio é basear-se no AMOR, naquele sem reservas que só os pais são capazes de ter. E quem ama verdadeiramente sabe que precisa educar, impor limites. O filho deve sentir-se amado. Isto o torna seguro, com a auto-estima bacana, mas ao mesmo tempo deve saber que tem alguém a quem deve respeito, "satisfações". É preciso ter disciplina sim. A vida vai exigir isto mais tarde. Senão o que teremos serão jovens sem nenhuma EDUCAÇÃO achando normal colocar o volume do seu carro no último volume e sair desrespeitando as pessoas, beber todas e dirigir, consumir drogas e achar bacana, jovens cada vez mais machistas travestidos de modernos, mas que espancam suas namoradas, meninas que acham normal "dar" pra todo mundo ou beijar muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiito na balada, mas que tem o sonho de marido e filhos e sofrem porque isso não acontece com elas e por aí vai... e vai longe.
Portanto, meus queridos, antes que a coisa fique mais preta é preciso lembrar mais uma vez: AMOR + DISCIPLINA = LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE. 

Pais permissivos demais pagam um preço muito alto por isto, ao verem seus filhos tornarem-se jovens e adultos cheios de problemas, indesejáveis, com caráter duvidoso e isto é muito triste. É preciso abrir os olhos muito cedo, cada vez mais, não tapar o sol com a peneira quando o problema aparecer e não deixar a peteca cair. Educar é muito difícil, mas se você pôs o filho no mundo ELE É TEU!

Um grande abraço a todos os pais! Não tenham me de ousar...


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Muito fácil de fazer

Eu já falei muitas vezes da minha mania de ter tudo muito guardinho, cada coisa em seu lugar. Falam que é coisa de professora primária que tinha que se virar com os armários minúsculos das escolas públicas que eram de madeira, com duas portas e a gente ainda dividia com a colega do outro turno. Deve ser mesmo, porque eu consigo me virar nos 30!
Cobrir uma caixa de papelão de tecido não é difícil. Eu prefiro as caixas bem firmes. Para fazer os cortes, uso um estilete comum e prefiro também cola branca à cola de pano, embora seja menos resistente. Sou muito desastrada quando vou mexer tanto com a cola quente quanto com a cola de pano. Faço uma bagunça sem fim. Acho mais fácil a cola branca. 


Eu adoro chitão. Tenho caixas, almofadas, toalhas de mesa, colchas, capas de sousplat, guardanapos. Sempre misturo com peças lisas e a composição fica muito boa. Agora quero mandar fazer algumas flores. Esta estampa alegra muito os ambientes.

Meus sapatos são todos guardados em caixas etiquetadas. Às vezes, aproveito as das lojas quando são bonitinhas como esta. Senão, eu cubro todas com o mesmo papel. O armário fica bem arrumado, viu? Já tentei  os saquinhos de TNT com visor, mas achava difícil guardá-los.
Nestas caixas guardo uma porção de coisas. Não gosto de nada espalhado e estando nas caixas, quando procuro, acho. Eu tenho TOC???

Cubro as caixas de sapato com recortes de revistas. É uma terapia. Depois de pronto, para não ficar desgrudando, diluo cola branca com um pouco de água e espalho com um pincel mais largo e deixo secar bem. Depois etiqueto cada caixa com o que preciso: contas a pagar, contas pagas, diversos, fitas adesivas    Fácil, não? 

 Estas caixinhas organizadoras são minhas amiguinhas prediletas também. Olha onde eu guardo os carregadores em uso. Não fico procurando de jeito nenhum...

 Esta é a gaveta onde guardo minhas calças fuseau, de malha e de veludo (dessas molinhas). Enroladas assim não amarrotam e ocupam muito menos espaço. E separar por cor também não custa nada...













Tudo isto faz parte do meu dia a dia e é mesmo muito fácil de fazer. Vem para facilitar as coisas. Amanhã tem mais que vou lá fora ver que passarinho é este que está cantando um canto que nunca ouvi por aqui.

domingo, 12 de agosto de 2012

MODA VERÃO e DICAS PARA QUEM É PLUS SIZE

O verão vai se aproximando e começa o tormento das gordinhas. Meu Deus... Preciso emagrecer, não tenho uma roupa que me serve. O que será o hit deste verão? Eu fico bem antenadinha no que vai usar. Gosto de saber as cores, que tipo de sapato, quais acessórios e já andei bisbilhotando daqui e dali. Olha só o que achei: 
Cores do Verão - Serão menos intensas. A moda caminha para o Verão 2013 numa linha mais requintada e clean, onde os tons pastéis estarão em alta. Nada de cores fluorescentes, tudo mais discreto lembrando o vintage. Mas, sem ficar morno demais... Aí, entram os tons azuis mais fortes, os vermelhos ficam mais desafiantes, o verde-mar chega novo e lindo e o branco que não pode faltar em verão algum (gordinha pode usar branco sim, é só tomar alguns cuidados para não ficar parecendo uma geladeira!). 
A moda em calçados - As sapatilhas continuam firmes e fortes, agora em estampas étnicas e cap toe (sapato que tem a ponteira diferente do calçado), sandálias com saltos altos e grossos, anabelas mais altas e rústicas (disto a gordinha tem que tomar distância), mules com detalhes metalizados e plataformas retas (proibidas para as mais cheinhas). O metalizado vai aparecer muito nas roupas e acessórios (para as gordinhas isto é muito bom) e loguinho eu explico por que. Você verá ainda muita estampa de bicho, glitter, sapatos bicolores, com transparência e uma novidade: sapatos brancos!



Como serão os acessórios - Os acessórios serão peça chave neste verão. Como as cores das roupas serão mais neutras, os detalhes virão nos acessórios em cores mais vibrantes e fortes. Os tribais também aparecem em bolsas e pulseiras.
Os spikers e tachas estão com tudo em bolsas, sapatos, carteiras, pulseiras e até nas roupas.

Os dourados vão aparecer em sapatos, bolsas de todos os tamanhos, roupas. Vem com tudo meeesssmooo!


Agora, vamos ao que interessa às gordinhas. Nunca é demais lembrar que o Verão é a estação que pede roupas mais leves e descontraídas e todo cuidado é pouco. As calças devem ser retas e longas. As capri são proibidas porque encurtam a silhueta e fazem a gordinha parecer mais cheinha. Legging pode, desde que seja no tamanho certo e usada com blusas cobrindo o bumbum. As bermudas na altura dos joelhos e de corte reto quando usadas com blusas em sobretons alongam a silhueta. Eu sugiro sandálias sem tiras no tornozelo porque as tiras encurtam as pernas e dão a impressão que você é mais baixinha. Os metalizados estarão em alta. Aproveite para customizar aquela blusinha do ano passado, ou a camisa sem graça que você nem usa mais. Uma flor aqui, uma aplicação ali e terá uma peça nova e atual e sem dourado demais que para a gordinha deve vir mesmo em detalhes e não numa peça inteira. 

Os vestidos tubinhos são um achado para as mais gordinhas. Veja como a estampa mais escura no quadril favoreceu a modelo. O decote em V ou U nunca deve ser desprezado, pois alonga meeesssmooo! O comprimento do vestito também é muito importante para dar graça e elegância.
Estampa exclusiva feita pela Eveiza/Foto Hilton Costa.
Quem não quer usar um vestido branco no Verão, ainda mais quando já estiver bronzeada? Mas, gordinha de branco tem que ter cuidado. Nada daqueles tubinhos retos, quadradões senão fica parecendo geladeira . Não tem jeito! Veja como pequenos detalhes permitem  que você use branco à vontade. O modelo do meio é perfeito para que tem quadris largos. Você vai ficar mais linda!

A moda navy é uma criação de Coco Chanel e entra Verão sai Verão, está aí firme e forte. Neste ano, vem combinando até com poás e zebras, sem deixar de ficar charmosa e chique desde que foi criada. É uma moda que fica bem em qualquer pessoa, de qualquer idade, peso ou tamanho. Basta ter bom gosto e saber combinar os itens do famoso trio: azul, vermelho e branco.

Verão = praia, piscina e estes são alguns modelos mais adequados para as cheinhas. Veja como fica elegante e bonito. Gordinha de biquini não é bonito nem elegante... Que usa que me perdoe dizer! Hoje há no mercado maiôs de marcas muitos boas, com preços mais acessíveis e modelagens fantásticas. Prefira os forrados (esquentam mais) que dão mais sustentação às gordurinhas. E por falar em sustentação o que não pode faltar no guarda-roupa da gordinha são peças de lingerie de boa qualidade, para sustentar aquelas gordurinhas que nos incomodam. Hoje você encontra muita coisa bacana, de alta compressão, mas que não te põe sem respirar como aquelas cintas de antigamente que a gente punha e mal conseguia andar. Valha-me Deus e bendita modernidade e tecnologia que veio nos favorecer.
Um bom domingo a todos e prepare-se para o Verão que está chegando!