terça-feira, 31 de julho de 2012

POEMA LINDO

Climaterium

O que restou de tudo
foi essa sensação
de dever cumprido.
O chão lavado
O prato sobre a mesa
A roupa perfumada...

O que restou de tudo
foi o filho crescido.
Cabeça feita
totalmente diferente da sua.
Melhor?
Só o tempo para dizer...

O que restou de tudo
foi essa profissão aplicada.
Elogiada, determinante,
laureada ou não.

O que de tudo restou
foi essa sensação infinita de poder tudo.
Até ser nada
se assim o quiser...

O que restou de tudo
foi ter feito de tudo
o que se quis
um pouco.
E do pouco que se fez
perfeito...

E acima de tudo
o que restou de tudo
Ainda resta saber...

                                            Thelma Prado Moraes
Como não postar algo que me tocou tanto? Obrigada, minha querida amiga e comadre Angela Sayeg. Adooreeeiiii e divido com os muitos amigos (os antigos e os que fiz por aqui). Beijins com gosto de bolinho de chuva que hoje o tempo está para isto!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

REFLETINDO SOBRE A MORTE


As perdas sempre são dolorosas demais. Fazem um mal danado à alma e a cada morte de alguém mais próximo, fico a matutar sobre esta única certeza da vida. Sei que devemos nos preparar durante toda a vida para esse fato do qual nenhum de nós fugirá, mas não sei como fazer isto.
A morte sempre me pega de surpresa. Perdi meus entes queridos mais queridos de forma abrupta; ela veio de mansinho e tirou de mim o que eu mais amava. Foi assim mesmo: rápida e certeira.  Golpe baixo, dona Morte! Eu não estava preparada...
E depois destas perdas todas, eu fiquei embirrada com a morte. Não quero entendê-la. Ela vem e sem pedir licença tira do nosso convívio pessoas que amamos. Como entender isto?  Como eu me preparo para a morte: Sendo boazinha? Cumprindo meus deveres cristãos?  Perdoando e sendo perdoada?
Como eu aceito a morte: Vendo o sofrimento de um pai enterrando um filho? Vendo o sofrimento de um filho enterrando um pai? Vendo uma família sendo dividida?
Eu tento saber algo sobre a morte, mas sei que preciso saber primeiro mais sobre a vida e à medida que conheço e compreendo melhor a vida, falar da morte se torna mais fácil. Sei que ela me ensina a transitoriedade das coisas. Vida e morte, certezas distantes e ligadas. Palavras e mais palavras... Entendimento da morte quase nulo. 
O que virá depois da morte: uma nova vida. Esta é a grande esperança.
“Eu não tenho medo da morte. Eu tenho medo é de morrer”.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os 100 anos de Guaxupé

Eu não queria escrever sobre isto, pois não sei o que a emoção vai fazer comigo. Mas, como fugir? Como deixar passar em branco uma data que tem um significado enorme para todo e qualquer guaxupeano. Não são sete da manhã do dia de seu aniversário, minha querida Guaxupé. O dia está lindo como você merece. E um ar de festa está por aí para comemorar os seus 100 anos.
Inevitável voltar ao passado. A meninice na Rua Aparecida e vem à cabeça, de pronto, o armazém do Vô Sô Chico (até hoje não sei por que chamávamos meu avô de senhor) onde cada vez que lá entrava era assim: - Bença, vô. Me dá côco... E, ele, com sua calça cáqui e um cinturão de dar medo, calmamente, rasgava um pedaço de papel e punha o côco ralado, tirado de um dos muitos tonéis onde armazenava o arroz, o feijão, o açúcar... Tudo simples, sem nenhuma discussão interminável  e indecifrável sobre sacolinhas ou afins...
O armázém de café do Sr. Rafael, a lojinha do Sr. Habib, a sapataria do Sr. Abrão, a farmácia do Sr. Bebé...
Fui crescendo e firmando uma história com a minha Rua Aparecida: as festas de Nossa Senhora na pracinha da Santa Casa, o ensaio dos Falcões, o Bar do Zoião, a sede da Uges, o Francischetti, as reuniões do Mojuca, os bailinhos na casa de um e de outro. Nossa rua era agora o ponto de reunião dos jovens da cidade.
Quando casei, mudei da Rua da Aparecida, mas ela continua sendo a minha rua. Ali tenho minha família e  muitos dos meus amigos queridos. Eu sinto que nunca saí dali...
Minha Guaxupé cresceu, mas nunca perdeu seus ares de menina. É assim que a vejo. Sempre querendo mais, sempre descobrindo novas coisas.
Sempre foi e continua sendo uma cidade muito acolhedora. Uma pena, que sem sempre quem chega aqui entenda o que realmente significa ser guaxupeano.
Ser guaxupeano é amar verdadeiramente esta terra e querer sempre o melhor para ela. É valorizar as pessoas e o que a nossa cidade tem. É ter saudades das figuras folclóricas e das histórias que só nós sabemos contar e entender. É sentar ali na avenida e ver a vida passar. É tomar café no clube, ir no Galo de Ouro e no Barbaridade (isso já é mais moderno!) e jogar conversa fora. Ser guaxupeano é defender esta terra com unhas e dentes, é valorizar cada pedacinho da cidade e cuidar dela como se ela fosse só sua. É acreditar na Esportiva, é valorizar o Teatro e outras artes, é amar a Rádio Clube como patrimônio nosso, é se orgulhar de ter a Catedral sempre linda e majestosa a nos abençoar. É ter orgulho da Festa das Orquídeas, da Expoagro, das festas de barraquinha, da Procissão dos Cavaleiros... É encher o peito e dizer, com todas as letras, que a Educação de Guaxupé é destaque nacional. É poder dizer que temos a maior Cooperativa de Café do mundo, que nosso comércio ainda atrai muita gente (já foi muito melhor!), que temos a Exportadora Guaxupé e a TV Sul e uma indústria calçadista a todo vapor. É ter pesar porque o nosso Carnaval já não é mais o mesmo, ter pesar porque neste Centenário muita gente que viu esta cidade nascer não foi lembrado. Ser guaxupeano é poder dar pitaco para abrir os olhos de quem precisa ver. Ser guaxupeano é amar esta cidade e ser amado por ela. Guaxupé está em todo lugar e no coração de muita gente. Sou guaxupeana e tenho muito orgulho disto!


quarta-feira, 11 de julho de 2012

RECEITINHAS TESTADAS E APROVADAS

Custei, mas achei a receita de paçoquinha caseira para você Te. Como aí não tem pilão, pode bater no multiprocessador. No liquidificador também pode, mas tem que ser aos poucos, tá? Como eu não tenho os canudinhos para enformar, pus na xícara mesmo e deu certo. Esta é a legítima receita de paçoquinha!

1/2 quilo de amendoim torrado e sem pele.
2 xícaras (chá) de açúcar.
1 xícara (chá) de farinha de milho.
1 colherinha de sal.
Bater no multiprocessador ou no liquidificador. Colocar na forminha (ou na xícara!) e apertar muuuuiiiiiito, senão esfarela tudo. Depois desenformar com cuidado. Se estiver esfarelando, pode pôr um pouquinho de manteiga para dar liga.
Esta outra receita é genérica, mas fica boa também.

1/2 quilo de amendoim torrado e sem pele.
1 pacote de bolacha de maisena.
1 lata de leite condensado.
2 colheres de nescau.
Triturar o amendoim junto com a bolacha até formar um farelo fino. Colocar numa vasilha, misturar o Nescau e acrescentar o leite condensado aos poucos. Se ainda ficar seco, pode colocar um pouquinho de leite. Amasse bem e ponha numa assadeira untada. Aperte bem para acertar (pode passar um copo liso, como se fosse um rolo) e leve à geladeira por, pelo menos, 1/2 hora. Corte em quadradinhos e sirva.

Esta é uma das minhas receitas preferidas! O casamento "queijo com goiabada" é perfeito. Muito fácil de fazer e delicioso.

3 ovos
1 lata de leite condensado e 1 de creme de leite
300 grs de queijo Minas fresco picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, por 2 min. Assar, em banho-maria, por + ou - 50 min (até ficar firme), em forma de buraco untada com margarina ou manteiga. Espere esfriar e leve à geladeira por 2 horas (no mínimo). Desenforme e cubra com uma calda de goiabada.
Calda:
Bater no liquidificador um pacotinho de 200 grs de goiabada picada com um pouquinho de água. Levar ao fogo até dar o ponto de calda grossa. Espere esfriar para cobrir o pudim, na hora de servir.
Beijin... hoje com gosto de docinhos mineiros e legítimos!

Que belezura...

À medida que tomo gosto pelo artesanato, mesmo sem fazer nadica de nada, só pelo prazer de gostar mesmo e achar interessante e bonito, vou descobrindo mais e mais utilidades para um único objeto. A ideia de reciclar é muito atrativa e o custo barato é outro ponto de atração. Combinar chitão com outros materiais e objetos é sempre uma boa pedida. Não ficou uma graça esta poltrona, compondo este ambiente tão acolhedor?
Aqui as caixas vazias de ovos viraram graciosas flores. As pétalas são recortadas aproveitando o formato da caixa e pintadas com tinta para artesanato. Para os miolos foram usadas sementes e tampinhas.

Um tijolo pintado se transforma num porta-trecos!


Aquela parede sem graça pode se transformar num cantinho lindo onde você pode plantar flores ou ervas aromáticas. Que ideia original plantá-las assim!

Veja também como ganhou vida nova o puf coberto de chitão!


Minha amiga e comadre Angela Sayeg faz destas caixinhas de fósforo decoradas. Cada uma mais linda que a outra. Pegue um monte, coloque num pote de vidro ou numa bandeja e ponha sobre um móvel na sua sala. Fica um charme!

Para alegrar a sua mesa, este jogo americano feito de juta e com barrado de chitão fica muito gracinha! Combine com guardanapos lisos (de papel mesmo) e copos coloridos. Ou se for usar para a hora do café, combine com canequinhas de ágata ou louça branca e guardanapos lisos e coloridos. Um vasinho de flores do campo ou kalanchoe dá o toque final. 

Mãos à obra e quando estiver tudo lindo por aí, me conta!
Beijins... hoje com gosto de cocada.

terça-feira, 10 de julho de 2012

A GORDINHA VAI À FESTA

O gostoso de ter um blog é quando as pessoas começam a te pedir dicas. Outro dia, uma amiga disse ter uma festa e está sem ideias sobre o que vestir. Aí, me pediu: - Meíta, põe no blog uns modelitos para nós gordinhas. Eu gostei destes! O pretinho básico não pode faltar no guarda-roupa da gordinha. Eu tenho um tubinho, bem simples, num tecido melhorzinho. É pau para toda obra! Ponho com um casaco, ou uma blusa transparente (tenho uma de renda branca, que fica ótima em muitas ocasiões!) ou só o pretinho e um colar bonito. E lá vou eu... feliz da vida! 
Gosto de lembrar às amigas mais cheinhas que decotes em V ou U alongam e valorizam nosso corpitcho!

As tomas, como deste vestido rosa, quando bem feitas e num tecido com caimento, podem ser usadas, sem susto!
Gostei muito destes dois modelitos. Só faria a saia preta mais longa. Uma echarpe para cobrir os braços gordinhos também está valendo!!!

As mais novinhas podem usar esta fenda na saia! As mais velhinhas devem esquecer a fenda!
Os dois modelos são bem bacanas, mas podemos variar a cor para um azul marinho (chiquérrimo), um grafite ou até mesmo o odiado marrom (eu gosto!!!).
Que disse que gordinha não pode usar estampado???
Chique demais este modelo! O corte desta saia favorece muito a quem está acima do peso, principalmente quem tem quadris largos. O tecido mais encorpado (shantung, gazar e tafetá de seda pura etc) também ajuda muito. 

Que luxo, mas a costureira tem que ser boa, hein??? 
Bem  moderno e atual, este modelito atende a muitas necessidades: um coquetel, um jantar mais formal... 
Adorei este modelo do meio. O recorte da cintura é o grande truque!
Hoje você encontra renda de todo tipo e preço. E os vestidos de renda não caem de moda, nunca!
Este modelo é simples e chique! Gosto muito da cor também.
Querida amiga que me pediu a sugestão, 
Espero ter ajudado. Você é linda e o vestido é só um detalhe. Bjs e bom proveito na festa!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CUIDANDO DA CASA

Eu já disse outras vezes que tenho mania de caixas, vidros, potes etc... etc... Tudo por causa de querer organizar demais! É que simplifica tanto quando você coloca tudo SEMPRE nos lugares certos. Eu ODEIO quando mudam as minhas coisas de lugar, vou procurar e não acho. 
Para coisas miúdas (botões, clipes, alfinetes, entre outros), esta ideia de colocar em forminhas de gelo é muito boa. Nestas lojas de R$1,00 você encontra forminhas de todas as cores e a gaveta fica uma graça e sempre bem arrumada. 

A ideia de colocar "mantimentos" em vidros transparentes roubei, há muito tempo, do Alexandre e do Xan. Fui comprando os vidros aos poucos e hoje já tenho o suficiente para manter o armário em ordem e de fácil visualização. 


Quem não tem em casa potes vazios de sorvete? Olha só como a gaveta fica nos trinques!

Guardar brinquedos em vasilhas plásticas, tudo separadinho, facilita muito a vida da mamãe e ensina o filhote a ser organizado, desde cedo!

Dá para montar uma extensão do seu escritório em um espaço pequeno. É só tem bom gosto e paciência para renovar!

Um armário de roupas bem organizado dá gosto de ver. Além do mais, facilita muito na hora de "buscar" uma roupa para usar,

Estas caixinhas você também encontra na lojinha de R$1,00. Para cada finalidade, eu uso uma cor.

Agora já não tenho mais o problema de guardar gravatas, mas uma ótima solução também é usar aqueles gaveteiros plásticos. Você enrola as gravatas como no modelo e separa, por cor, para guardar.


Economia máxima no espaço ao guardar as toalhas enroladas. Pode experimentar!


Um mancebo (ou cabideiro) no canto do quarto ajuda muito para guardar as bolsas e outros objetos.




Por hoje chega, antes que o espírito de maria resolva baixar por aqui e eu comece a procurar caixinhas e afins.

domingo, 8 de julho de 2012

EITA RESSACA DISGRAMADA

Enjôo, boca seca e uma dor de cabeça infernal... Eis a ressaca!

Dias de muita festa são sinônimo de mais comida e muita bebida. E não tem como evitar a maldita ressaca se você não se preparar para conviver com ela.
Cuidados antes de beber:
- Como alimentos saudáveis como nozes, castanhas, carne vermelha ou branca e carboidratos como arroz, massas ou pão integral.
- Esteja descansado! Estresse aumenta a ressaca.
- O fígado deve estar em ordem, pois é ele quem faz a eliminação do álcool. Coma frutas e verduras também!
Cuidados enquanto estiver bebendo:
- Beber água durante a ingestão de álcool faz toda a diferença! É o grande segredo para evitar a ressaca.
- Respeite seu limite. Tem gente que pode beber mais, outros menos!
- Sirva-se aos poucos, evitando copos muito cheios.
Pior parte: curar a maldita ressaca
É preciso desintoxicar o organismo e por fígado, rins, estômago etc etc em ordem.
- Frutas frescas e sucos de frutas para começar! Aqui vai uma receitinha básica:

1/2 folha de couve
Suco de 2 laranjas
1 colher (café) de gengibre ralado
1/2 pepino
1 maçã
Bata tudo no liquidificador e tome sem coar!
- Tome muuuuiiiiitaaaaa água!
- Evite carne vermelha, queijos, molhos e frituras. Elimine também produtos industrializados, embutidos e enlatados.
- Hoje é dia de comidinha leve!
Mitos e verdades da ressaca
Mitos:
- Tomar uma colher de azeite e uma depois, resolve!
- Comer algo doce antes de sair de casa inibe a ação do álcool.
- Nada melhor para a ressaca do que tomar uma dose pela manhã.
- Bebidas de boa qualidade não dão ressaca.
- Café ou banho frio cortam os efeitos do álcool e evitam a ressaca.
- Induzir o vômito diminui o teor de álcool do organismo.
Verdades:
- Com o estômago vazio, o álcool também sobe mais rápido. Por isso, antes de beber faça uma refeição leve - um sanduíche e um suco. No dia seguinte, comidas leves também.
- Tomar água enquanto bebe reduz o risco da ressaca.
- Um remedinho antes e outro depois. Os medicamentos mais indicados são os que contém silimarina.
- Chá de boldo! Ruim de tomar, ótimo para desintoxicar.
Desintoxicou??? Então, prepare-se direitinho para mais uma noitada. Agora, sem ressaca.
Uma boa semana a todos.