quinta-feira, 28 de junho de 2012

DECIFRANDO O EMPREGUÊS

                              
As ajudantes do lar são mestras em inventar palavras ou frases ou provérbios ou ditados. Eu presto atenção, mas nem sempre consigo lembrar tudo o que elas já me disseram. Estas foram demais e eu tenho que lhes contar.
Certo dia, estávamos montando um gazebo no jardim. Aí, veio a sugestão: - D. Meíta, por que a senhora não faz um crioque aqui? Assim, a gente num precisa ficar neste monta, desmonta! Manda fazer de madeira e passa vernil nas tauba. Vai ficar uma beleza! Se vai...
Noutro dia pedi a ela que desse uma ajeitada nas gavetas de roupas e ela vem com esta pérola: - Nossa, a senhora precisa ver o tanto de maletão que seu filho tem... Tem uns muito pititinho, outros grande. Uai, que será que ele vai fazer com isso tudo? Tem maletão que nem serve mais pra ele. Posso guardar naquele caixote de pau?
Custei a descobrir o que era o tal maletão e o caixote de pau!!!
Tem coisas que a gente vai comprando e quando percebe acumulou várias peças, uma de cada tamanho. Eu disse para a mesma empregada: - Preciso comprar outra caixa térmica que a azul está vazando... E ela, mais do que depressa: - Precisa não D. Meíta. Lá embaixo tá cheinho de caixa de vapor. É só lavar com brombil que fica novinha de novo... E emendou: - Aqueles garrafinhas de long net é pra guardar?
Eu quase respondi: - Guarda sim! Perto da televisão de plaza!!!
Ela chega atrasada e vai logo se desculpando: - Ih... Lá em casa hoje tava um Deus nos acorda... O minino num queria ir pra escola, mas eu falei pra ele - pode tirá teu cavalinho da sombra, que ocê vai memo! eu te dou tudo, ce tem a faca e o peixe na mão e fica nesta moleza! Num é o jeca tatu ninhum... Olha, D. Meita, eu tô desacorçoada com este minino!
Em seguida, sai com esta: - A senhora conhece a Isabel? Eu respondi que não e ela insistiu: - Conhece sim! Ela é irmã da Marisa, casada com o Joaquim. Aquele que vende frango caipira. Eu que não conheço nenhum dos três e não quero esticar o assunto, rebato: - Ah, sei...
- Então, a senhora acredita que ela apareceu com uma dor na barriga e não sabia se era no estambo, no figo. Só sei que era dentro da barriga... Aí, ela foi por Pronto Socorro e tava lotadinho (como se isto fosse uma surpresa!). Mas, ela tava com tanta dor que o médico passô ela na frente de todo mundo e falô que ela tinha que ficá em conservação até descobrir o que era.

E depois de tantas novidades linguísticas eu pensei: - E não é que eu entendi tudo!  Esta é a minha ajudante mais querida!!!


quarta-feira, 27 de junho de 2012

UMA MESA DE BABAR

Tem gente que acha frescura. Eu não! Adoro uma mesa bem posta, no capricho. A comida fica até mais gostosa... e é um sinal de importância para a hora das refeições. Este exemplo abaixo é o básico e você adapta ao que vai servir.


Para começar o dia, nada como uma bela mesa de café da manhã. Gosto muito de louça branca. É prática, bonita, de fácil reposição e combina com qualquer coisa. Um vasinho de flor e peças de vidro transparente completam a graça desta mesa.
 
Vou insistir na louça branca para a mesa de almoço. Com um jogo americano colorido, guardanapos combinando, um vasinho e arbustos artificiais, copos transparentes você monta esta mesa e pode até convidar sua amiga para almoçar! Eu tenho jogos americanos de bambuzinho de várias cores (destes baratinhos), mandei fazer guardanapos de algodão de vários padrões e a mesa fica bonitinha. 
Um lanche da tarde com nossos petiscos mineiros, um café de Guaxupé ou um chazinho é tudo de bom. Aquela louça mais antiga, um jarrinho de flor tudo torna o ambiente mais acolhedor para esta hora, para mim  sagrada! 

Você pode caprichar um pouco mais na hora do jantar, mas aproveitando o que tem em casa. 

São coisas bem simples para você aproveitar mesmo as ideias.
Beijos de pão de queijo com café e queijo com goiabada.

SÓ PARA GORDINHAS e GORDINHOS

Meu interesse em matérias sobre "gordinhos e gordinhas" é natural já que a briga com a balança continua em alta por aqui. Quando vou comprar roupas tenho muita dificuldade com a numeração e a vendedora me olha de cima a baixo quando falo o número X. Já aconteceu isto com você?

Esta tabela é bem interessante e evita novos constrangimentos na hora das compras...

46 48 50 52 54 56
Busto 96 a 102 104 a 110 112 a 118 120 a 126 128 a 132 132 a 138
Cintura 90 a 96 98 a 114 106 a 112 114 a 120 120 a 126 126 a 132
Quadril 102 a 108 110 a 116 118 a 124 126 a 130 132 a 138 138 a 144

Na pesquisa encontrei esta foto e pensei: ninguém merece um gordinho com este visual! Resolvi dar uma ajudazinha para meus amigos gordinhos. Vamos lá:
Homens gordinhos também podem ser elegantes. Alguns truques e roupas adequadas podem ajudar e muito.
1. Tire o foco da barriga: Use camisetas ou blusas com estampas mais próximas do rosto. Óculos escuros também ajudam e se usar óculos de grau, que sejam mais estilosos. Camisas mais abertas desviam a atenção da barriguinha! No inverno, abuse dos cachecóis e lenços.
2.Equilibre a silhueta: Se você tem a parte superior maior que a inferior, use camisetas, camisas ou blusas de cores neutras e escuras e bermudas estampadas ou calças e bermudas de cores mais claras.
Se a sua parte inferior é maior que a superior, faça o contrário: cores neutras e escuras em baixo e cores mais claras na parte superior.
3.Tamanho certo: Roupas justas evidenciam as gordurinhas e volume. As largas o tornam mais gordo. Além disso, opte sempre por cores mais escuras e lisas, calças com corte reto e abuse do decote em V ou U que alonga a silhueta.
4. Isto é proibido: Calças afuniladas e/ou com pregas ou cheias de bolsos. As camufladas também estão proibidas!  Listras horizontais, golas altas e tipo roulê, roupas com traços ou cortes diagonais, casacos de nylon "inflados".
5. Boa opção: Camisas polo, em cores mais escuras e no tamanho certo! As gravatas também são um ótimo truque, pois desviam a atenção, alongando a silhueta e deixando o homem chique em qualquer ocasião. Paletós e ternos de três botões com ombros estruturados também são uma boa pedida. Prefira sempre tecidos mais grossos. 
6. Calças jeans: São ótimas aliadas para os gordinhos, mas atente para alguns detalhes. Prefira as de modelo tradicional (a 501, da Levis, por exemplo). Nada de recortes, bolsos grandes, muito agarradas ou largas demais. As de cor escura também são mais adequadas. 

Alguns modelitos para os meus amigos gordinhos:
Uma mostra do que o gordinho pode e deve usar.
Preste mais atenção à roupa que está muito adequada.
Gordinhos devem usar sungas maiores como esta.
Espero ter ajudado com o meu post de hoje! Beijos... Beijos...

terça-feira, 26 de junho de 2012

ETIQUETA E AS REDES SOCIAIS

As redes sociais online tem se tornado muito importantes na sociedade moderna. Caracterizam-se pelo compartilhamento de informações, conhecimentos e interesses e são hoje espaços públicos sociais e como tais também precisam de algumas regrinhas de boa convivência. Às vezes me espanto com o que vejo postado por aqui, tudo sem nenhum filtro. Imagens horríveis (pra quê?), palavreado chucro (mostra a educação de quem posta), agressões gratuitas... e por aí vai. As dicas a seguir poderão esclarecer melhor o comportamento frente às redes sociais. 
1. A foto do perfil: Cuidado! Escolha uma boa foto para que as pessoas possam realmente identificá-lo(a). Nada de pose sexy, figurinhas, bichinhos, outras imagens (eu já fiz isto!) ou imagens suas desfocadas. Afinal, estamos falando de foto de perfil e a etiqueta sugere que você "mostre a sua cara".
2. Sou um idiota? Se acha que vai postar algo idiota, pare e não poste. "As outras pessoas podem não saber que você é um idiota. Mas se você postar algo assim, elas não terão mais dúvidas". (Kawazaki) 
3. O que vai, volta: Siga no mundo online a mesma máxima que certamente você usa na sua vida diária: aja com os outros da mesma forma como gostaria que as pessoas agissem com você.
4. Ponto de vista: Defenda seus pontos de vista, sem agressividade. Rede social não é lugar de xingatório e nem de lavar roupa suja. Com a aproximação da eleições não faça da rede social um campo de guerra. Nem todos se interessam pelo assunto.
5. Recadinhos pessoais: Além dos recadinhos, apelidos íntimos, linguagem gut-gut, tem aquelas indiretas públicas das briguinhas pessoais. Não se exponha tanto! Poderá se arrepender mais tarde...
6. Cuidado com o Caps Lock: Assim como nos e-mails, digitar somente com MAIÚSCULAS indica que você está gritando. Ninguém merece! 
7. Ego e narcisismo: Cuidado! Nem todos se interessam por suas frivolidades ou exaltações a si mesmo. Para cada post sobre você, poste 10 sobre outros assuntos. 
8. Qualidade das informações: Conquiste seus contatos dando qualidade ao que posta. Muito recadinho, piadinhas, mensagem, orações, pensamentos, reflexões e etc etc afastam seus contatos. Selecione o que vai postar! 
9. Pense duas vezes antes de enviar: A palavra emitida é uma flecha desferida: não pode ser revertida. Mesmo que você remova o post, alguém já leu e a meleca já está feita. 
10. Seja livre e responsável: A internet proporciona um certo "anonimato" ou liberdade para as pessoas, o que as motiva a postar o que lhes vem à cabeça, sem pensar nas consequências. Esteja consciente de que que toda causa gera um efeito, portanto assuma as responsabilidades pelas suas atitudes online.
Por hoje é só, refletindo nos pecadinhos que já cometi por aqui.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

ESTAS DICAS SÃO DEMAIS

Meus queridos,
Hoje tem dica de todo jeito. Cada uma melhor que a outra. Esta primeira foi a Vânia Golin quem me mandou. Coisa simples, mas de um valor enorme. A gente nem presta muita atenção nestes benefícios todos. Ainda é tempo...

Hora correta para tomar água
Cerca de 90% dos ataques de coração ocorrem pela manhã e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de água (NÂO bebida alcoólica ou cerveja) antes de dormir.
É muito importante estar atento às horas especiais para tomar água. Bebendo água na hora correta, a sua efetividade no corpo humano é maximizada.
1 copo de água logo ao acordar - ajuda a ativar os órgãos internos.
1 copo de água 30 min antes de uma refeição - ajuda a digestão.
1 copo de água antes de tomar banho - ajuda a baixar a pressão sanguínea.
1 copo de água antes de ir para a cama - pode evitar um derrame cerebral ou ataque do coração.
Três lições de boas maneiras para seu cão

Tô apanhando muito com a sapeca da Teteia. Ela amola o Chicó o dia inteiro e não me obedece por nada deste mundo. Achei esta dica e resolvi testar. Está dando certo. Ufa...
- Faça um barulho que mostre a sua desaprovação. Encha uma latinha com moedas e atire-a no chão.
- Outra tática e borrifar água no focinho.
- Se não conseguir fazê-lo parar, simplesmente ignore-o.
Uma boa noite de sono
Ritual para dormir - Getty Images
Pense que é este aí que está dormindo ao seu lado! Epa... tô brincando. Este blog é coisa séria!!!
1. A escolha de um bom colchão e um bom travesseiro é fundamental.
2. Um chazinho de hortelã, erva cidreira, melissa antes de dormir ajuda.
3. Pode ser uma xícara de leite morno também. Nada de comidas pesadas ou bebidas alcóolicas!
4. Um galhinho de hortelã ou alecrim debaixo do travesseiro é um bálsamo.
5. Nada como um banho bem gostoso e borrifar seus lençóis com uma mistura de álcool, água e amaciante em partes iguais (fica um cheirinho tão bom) para dormir bem melhor.
6. Nada de TV ou computador ligado no quarto de dormir.
7. Crie o hábito da leitura antes de pegar no sono.
8. Limpe sua mente, relaxe (comece pela ponta dos pés e vá até a cabeça) e se preciso, conte carneirinhos até dormir.
9. Escolha uma posição confortável para um sono compensador. Evite dormir de bruços!
10.Tenha o tempo de sono ideal. No mínimo, 7 horas.
Uma boa noite de sono melhora seu humor, sua memória, previne doenças e faz você viver muito mais!
Tenha um ótima semana e hoje durma com os anjos!






sábado, 23 de junho de 2012

PALLETS e CAIXOTES - DÁ PARA RECICLAR

Adorei uma prateleira de caixotes que a Marília Ferraz me mandou! Esta da foto, achei ideal para aquele cantinho que está sobrando. Dá para colocar muita coisa nela: livros, CD's e DVD's, cositas de colecionar...  Você pode também fazer pátina envelhecida que fica linda! E aproveitando a deixa, resolvi pesquisar mais sobre reciclagem de madeira. Encontrei coisas bem legais e vou dividir com vocês.
Para um cantinho no seu jardim, esta espreguiçadeira é feita com pallets reciclados e colchões (aqueles que você nem sabe onde guardar). As almofadas dão o toque final... E a mesa completa o ambiente.

Que mudar o seu banheiro? Veja que graça e tudo reciclado!


Quer expor aqueles pratos lindos que estão guardados em seu armário e você não tinha ideia de onde colocá-los?

Esta cama de pallet ficou um mimo!

Para finalizar, esta graça de mesa!

Onde comprar os pallets? Vou ver se a Madereira Nehemy vende no varejo e depois eu conto!
Beijos e um final de semana aproveitando o sol que enfim apareceu!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

MAIS FESTA JUNINA

Tá pensando em fazer uma Festa Junina? Aqui vão algumas sugestões diferentes de decoração. Eu adorei o post da minha amiga Graça Parizio e estou dividindo com vocês. São ideias da Mdemulher. 

As pipocas vão ficar mais gostosas!

Retalhos de chitão e pedaços de fita colorida fazem a festa mais bonita.

Os caldinhos vão ficar muito mais saborosos se você enfeitar as canequinhas com medalhas de santos, fitinhas e fuxicos. Olha que graça!

Hum... Que cesta mais enfeitada de fitas coloridas...

Esta mesa tá demais...

Olha que coisa à toa de fazer e ficar uma teteia!

Coisa mais linda! Se precisar das panelas de ferro, eu tenho para emprestar!

Gostei dos laços unindo as bandeirinhas...

Olha aí outra coisa simples de fazer e fica lindo.

Dá até vontade de fazer uma Festa Junina! Quem sabe???

MAIS DICAS: DE TUDO, UM POUCO

Esta dica foi a Mairany Gabriel quem me mandou. É ótima e eu divido com vocês.
Dica nutritiva: Em vez de polvilhar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia, farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

Banana frita bem sequinha! Antes de fritar a banana, passe-a na farinha de trigo. Assim, ela não ficará encharcada.

 Quando for fazer qualquer carne à milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente à farinha de rosca um pouquinho de queijo parmezão ralado.

Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar na panela, coloque uma colher de maisena no óleo de fritura bem quente.

Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque 2 ou 3 cravos-da-índia na água do cozimento.

 Para que a linguiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.

Nada como um bom vinho neste friozinho, mas é preciso saber combiná-lo com o que comer. Queijos e vinhos são uma ótima pedida e dou esta sugestão. Vinho e queijo gorgonzola, constituído de massa cremosa ou quebradiça, sabor forte e ligeiramente salgado, com veios azulados resultantes da maturação. Você pode servi-lo puro, em molhos (eu faço um molho branco comum mais denso, espero esfriar e bato no liquidificador com um pedaço de gorgonzola e volto ao fogo para engrossar de novo, às vezes tem que colocar mais um pouquinho de maisena), em patês, sopas, pizzas. O vinho ter que ser mais encorpado para combinar com o queijo. Há várias opções no mercado, de todos os preços.

 Aproveite o final de semana e estas dicas gostosas.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PARA BEBERICAR

Eu já disse que sou metida a besta com algumas coisas. Lambiscar é comigo mesma e os petiscos devem ser acompanhados de uma bebidinha qualquer. Adoro copiar dos restaurantes aquelas caipirinhas incríveis que os barmans inventam. Alguns até me dão a receita. Estas são as minhas preferidas:
Caipirinha de tangerina e pimenta dedo de moça

1/2 tangerina com casca
2 colheres de sobremesa de açúcar 
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
60ml de cachaça ou vodca 
Amassar a fruta com acúcar, juntar a vodka, gelo picado e as pimentas.
Esta é de frutas vermelhas. Linda e gostosa...

Corte as frutas (morango, cereja, framboesa...) em lâminas finas e coloque-as no copo baixo de boca larga. Soque bem com o pilão e adicione o açúcar necessário (lembre-se que as frutas já são bastante doces). Adicione cachaça, vodka ou saquê (a seu gosto), gelo picado e misture bem.
De abacaxi com hortelã é muito refrescante

Corte duas fatias de abacaxi em cubos. Coloque num copo junto com o açúcar ou adoçante e soque bastante para pegar o gosto da fruta. Adicione a bebida (vodka, pinga ou saquê), o gelo e 5 folhinhas de hortelã.
Esta é para ficar bonita: carambola com manjericão
Corte uma carambola madura em fatias finas (reserve umas fatias sem macerar) e coloque num copo longo. Acrescente uma colher de sopa de açúcar e macere com um amassador. Adicione 5 folhas de manjericão, a bebida (nesta prefiro o saquê, mas pode ser cachaça ou vodka também), o gelo e misture de baixo para cima. Ao servir, coloque umas fatias de carambolas reservadas, para enfeitar. 
Caipirinha de limão, cravo e gengibre. Boa demais!
Em um copo médio coloque um limão tahiti (cortado em fatias e sem miolo), 2 colheres (sobremesa) de açúcar, 2 colheres de gengibre ralado e pressione com um amassador. Em seguida, acrescente o gelo, a cachaça (esta só vale com cachaça!), o cravo (6 pauzinhos) e mexa bem. É ótima...
Tem muitas outras... De jaboticaba, lichia, lima da pérsia, manga, caipilés (muitos...), mas é melhor deixar para outro dia. Faça uma destas hoje, na hora do jogo do Santos e Corinthians, pela Libertadores. 

terça-feira, 19 de junho de 2012

FESTA JUNINA LIGHT

Junto com as Festas Juninas vem aquelas comidinhas de uma vez por ano, calóricas, engordativas que nos deixam cheias de remorso depois de ter comido de tudo um pouco. Para suavizar a culpa e não ficar distante das gostosuras (ah! cabeça de gordinha), aqui vão umas receitinhas mais lights para as comemorações
ARROZ DOCE LIGHT

Ingredientes:
1 litro e meio de leite
2 xícaras de arroz (já lavado)
3 xícaras de açúcar orgânico
Canela a gosto
1 lata de leite condensado light

Modo de Preparo:

Coloque, em uma panela grande, o leite e o arroz e cozinhe por 20 minutos já com a canela, mexendo de vez em quando. Acrescente o açúcar e deixe mais 20 minutos. Por último, adicione o leite condensado e deixe os 20 minutos finais. Salpique com mais um pouquinho de canela na hora de servir. Cada tigelinha tem 100 calorias que você pode queimar pulando corda por sete minutos.
CANJICA LIGHT

Ingredientes:

1 copo de milho para canjica
1 e 1/3 de copo de leite desnatado
1 copo de leite em pó desnatado
3 colheres de sopa de coco ralado
3 colheres de sopa cheias de açúcar
1 colher de café nivelada de sal
1 colher de chá de rasa de canela

Modo de Preparo:

Lavar o milho para canjica e deixá-lo de molho por duas horas. Em seguida, cozinhar em uma panela de pressão durante uma hora em fogo médio, com a mesma água utilizada para o molho. Misturar o leite desnatado, o leite em pó desnatado, o coco ralado, o sal e o açúcar ao milho e cozinhar em fogo médio por 20 minutos, mexendo eventualmente com a colher para não grudar no fundo da panela. Salpicar a canela por cima e servir.

155 calorias por porção 
QUENTÃO LIGHT SEM ÁLCOOL

Ingredientes:

500 ml de suco (pode ser de uva, morango ou abacaxi)
500 ml de água
30 g de gengibre ralado
3 g de canela em pau
3 cravos
100 g de adoçante

Modo de Preparo:

Leve ao fogo uma panela com o gengibre, o cravo, a canela e o adoçante. Mexa sem parar, acrescente o suco e a água e deixe ferver por alguns minutos. Sirva quente.
2,7 calorias por copinho de café
  
O pé de moleque, a paçoca, a pamonha você esquece! Coma uma espiga de milho cozido que tem 85 calorias. 
Hum... o beijin hoje vai com gosto de pipoca doce que a gente não vai poder comer!



segunda-feira, 18 de junho de 2012

NA HORA DO APERITIVO

Quem não gosta de uma cervejinha gelada com um petisco bem gostoso? Estes anéis de cebola estão com uma cara ótima e a receita é muito fácil.
Como fazer:
Escolha uma cebola bacana para os anéis ficarem bonitos e gostosos. Tempere com azeite, sal e pimenta. Faça uma massinha com 2 ovos, meia lata de cerveja, 1 pacotinho de queijo parmezão ralado e farinha de trigo que deve ser colocada aos poucos até formar uma pasta para envolver a cebola. Coloque os anéis nesta pasta, vá tirando, um a um, com o garfo e frite em óleo bem quente. É muito bom, né Luiz Augusto Manzini que me deu a receita...
Esta minha receita é famosa e não há quem não goste. Pode fazer sem susto e depois me diga o que achou. Eu faço bem a olho e é assim que vou ensinar. Fatiar 2 linguiças calabresas de boa qualidade e fritar (mexendo sempre) numa panela grossa (importante) com um fio generoso de óleo. Quando estiver bem frita, mas sem torrar, flambar com uma xícara (café) de pinga. Em seguida, sem parar de mexer,  acrescentar uma cebola grande cortada, dois dentes de alho socados, uma colher de sopa de shoyo, uma colher de sopa de molho inglês, um fio de mostarda, um boa pitada de pimenta calabresa, uma punhadinho de óregano e um tomate grande e maduro picado, com semente e tudo. Provar o caldo e acertar o sal. Desligar o fogo e por um punhado de cheiro verde picado maiorzinho. Servir com pãozinho fresco. Não vai sobrar nadica de nada. Eu garanto!